Manaus: fábrica da Samsung produz 25 mil TVs por dia

Por | 25 de June de 2012 | 3 comentarios | Televisores

Na última sexta-feira, dia 22 de junho, eu e um pequeno grupo de jornalistas visitamos a fábrica da Samsung em Manaus a convite do fabricante. Retornar ao Pólo Industrial após vários anos foi uma experiência muito interessante e que deixou claro para mim quanto a tecnologia se transforma com o passar do tempo (até mesmo no aspecto fabril).

Hoje, a fábrica de Manaus é a maior das 25 filiais da Samsung no mundo (ficando atrás apenas da matriz na Coreia do Sul) e a mais desenvolvida tecnologicamente. Ocupa uma área construída de 120 mil m2, onde trabalham mais de 5.000 funcionários.

Segundo a empresa, a fábrica produz 25 mil TVs/monitores com função de TV por dia. A maioria são modelos LED-LCD de diferentes tamanhos. Até mesmo os novos TVs reconhecimento de voz e gestos são feitos aqui sob um rigoroso controle de qualidade. Na área de celulares, os números também não param de crescer: são cerca de 300.000 novos aparelhos por semana. Dos seis modelos fabricados em Manaus (incluindo o novo Galaxy S3), a meta é chegar a 30 até o final do ano. A seguir, resolvi destacar sete curiosidades do nosso tour, que queria compartilhar com vocês. Infelizmente, o post carece de fotos, já que não é permitido entrar com câmeras digitais e celulares na fábrica.

* O tour começou pelas áreas de inserção de componentes nas placas utilizadas nos equipamentos. Em geral, o processo é realizado por computadores (as etapas finais do processo produtivo exigem um número maior de funcionários). Apenas os componentes maiores são aplicados de forma manual. E o mais importante: após cada etapa, existe uma rigorosa conferência.

* Em geral, o pico de produção da fábrica acontece em setembro, quando começam a chegar os pedidos de Natal do varejo.

* Carrinhos equipados com sensores especiais (para não bater ou atropelar as pessoas) transportam materiais pela fábrica sem precisar de funcionários. Observá-los pelos corredores da fábrica é, no mínimo, inusitado.

* A cada novo lote de produtos, alguns são escolhidos para passar por testes mais rigorosos, que incluem pequenas quedas e a simulação de temperaturas extremas e de transporte em caminhões.

* Nas linhas de montagem mais minuciosas, como a produção de celulares, as mulheres são maioria, já que (segundo pesquisas) elas se saem melhor nesse tipo de trabalho.

* A Samsung não trabalha com estoques de produtos prontos. Segundo a empresa, tudo o que é produzido já está vendido. Quando o aparelho está devidamente embalado, tem cerca de 12 horas para deixar a fábrica nos caminhões que ficam no pátio da fábrica.

* Sempre achei que a CES era a grande vitrine de novidades da indústria e que lá todo o mercado tinha acesso aos produtos pela primeira vez. Não é bem assim! Em outubro, uma equipe de profissionais da fábrica de Manaus viaja até a Coreia do Sul para conhecer os lançamentos do ano seguinte e traz amostras para o Brasil. Esses produtos são analisados profundamente aqui no país antes de serem produzidos e demonstrados nas grandes feiras internacionais.

3 Comentários

  1. LILIAN (1 ano atrás)

    bom dia , meu sonho é ter um tv da Samsung, mais minha renda não da, queria ganhar uma de presente de natal
    adoro os produtos da samsung meu celular é o monitor do pc é
    mais minha tv que amo não posso comprar meu sonho é ter uma hd pra colocar na minha sala beijosss a quem possa interesar LILIAN OLIVEIRA .

  2. felipe (11 mêss atrás)

    Bom dia,

    Acho que essas informações estão um pouco divergentes…..essa produção de 25k por dia não faz sentido e nem a de celular ser 300k por semana.

  3. jose eugenio da silva carias (11 mêss atrás)

    gostaria muito de ganha uma tv sansung isso a claro se a empresa puder doar uma pra mim pois e meu sonho sera que meu sonho se tornara realidade pode ser de qualquer tamanha meu telefone para contato (85)91085642

Comentários

Get Adobe Flash player