Smart TV: acesse conteúdos com mais rapidez

Por | 6 de December de 2011 | 2 comentarios | 3D, Televisores | Tags: , , , , , ,

Por Alex dos Santos

Alguns leitores que acabaram de adquirir TVs com acesso à internet entraram em contato com nossa equipe para perguntar como garantir um acesso mais rápido à internet, sobretudo para conteúdos de video on-demand. Embora diferente de um produto portátil, cuja mobilidade exige uma conexão Wi-Fi, a TV quando apta a acessar uma rede wireless, em algumas situações, pode evitar uma reforma na sala para a passagem dos cabos por dutos em parede.

Mas em avaliações recentes feitas com a maioria dos modelos verificamos que a conexão cabeada proporcionou maior velocidade nos streaming de vídeos, seja a partir de um computador ou da internet. Vale lembrar que a velocidade da conexão à web não interfere na transferência e streaming de vídeos numa rede doméstica (DLNA). Isso só ocorre quando o conteúdo visualizado ou baixado está mantido em sites ou servidores na internet. Neste caso, uma conexão de 2Mbps poderia servir para os vídeos fluírem sem travamentos.

Sim, eu disse “poderia”, porque sabemos que a velocidade oferecida pelas operadoras varia ao longo do dia, ficando muitas vezes muito abaixo dessa taxa. O ideal é contar com uma velocidade de no mínimo 10Mbps, para ser possível acompanhar boa parte dos conteúdos HD e SD de boa qualidade disponíveis no Netflix, Vimeo, YouTube e nos novos canais exclusivos de vídeos 3D da Samsung, LG e Sony (mais detalhes aqui).

Quanto ao cabo de rede (UTP), o mais utilizado nas instalações domésticas hoje é o Cat5. Se possível, dê preferência para marcas que reconhecidamente trabalhem com condutores de melhor qualidade. Se houver a necessidade de conduzir esse cabo por uma área externa ou próxima à rede elétrica, lembre-se de optar por um modelo blindado.

2 Comentários

  1. Ricardo Vieira (2 anos atrás)

    Na verdade para uma melhor performance dos TVs Smart,caso a conexão seje feita por meio do WI-FI é necessário um roteador padrão N de 300MBPS com duas ou mais antenas,mas se a opção de conexão cabeada estiver disponível ela é sempre bem vinda.
    E nunca se esqueça que quanto maior a velocidade de conexão, melhor será sua experiência de entretenimento com os TVs Smart.

  2. Lis (10 mêss atrás)

    *********seja!

Comentários

Get Adobe Flash player