Qual o tamanho de TV ideal para sua sala?

Por | 18 de November de 2011 | 19 comentarios | Outros assuntos, Televisores, TV Paga | Tags: , , , , ,

Por Alex dos Santos

A edição de dezembro da revista HT&CD trará em suas páginas uma matéria sobre “distância versus tamanho de tela”. Trata-se de um dos assuntos mais questionados por nossos leitores, através de e-mails que chegam diariamente à redação. Procuramos abordar os aspectos fundamentais que podem determinar até o valor a ser investido naquela tão sonhada TV.

Antes de escolher o tamanho da tela, deve-se ficar atento à distância que você e sua família ficarão sentados, para não correr o risco de transformar o prazer de uma sessão em uma desagradável dor de cabeça. Estamos falando de uma fadiga visual, que pode ocorrer após horas de visualização, e imperfeições perceptíveis quando se está com a “cara na tela”.

Na mesma edição, dentro de um encarte especial sobre 3D, abordamos também a distância recomendada na visualização de imagens tridimensionais, para melhor sensação de profundidade e imersão (sim, há diferenças). Além disso, damos algumas dicas para se chegar a um consenso entre os números sugeridos por entidades internacionais, como a THX e a SMPTE, e os hábitos da maioria das pessoas (pelo menos no Brasil), baseadas em avaliações práticas no dia-a-dia.

Você sabia, por exemplo, que a THX determina dividir o tamanho da tela na diagonal por 0,84, onde o resultado, após convertido para centímetros, é a distância mínima da tela. Isso significa que uma TV de 50” pode ser vista a partir de 151cm de distância. E ai, você concorda?

19 Comentários

  1. Marco Ito (2 anos atrás)

    No meu home, tenho uma plasma 3d de 50″ e fico a 2,5m de distancia, está excelente, tive medo antes de comprar, mas não me arrependo em nada. só assisto conteudo HD, então está perfeito. Para jogar fifa, até sento mais próximo.

  2. Leo (2 anos atrás)

    LED 3D de 46″
    distancia: 2,8 metros
    HT Onkyo 7.1
    Status: Excelente

  3. Ale (2 anos atrás)

    Plasma 3D 42″ 2m.
    Plasma 50″ 2,8m.

    Ambas perfeitas para uso de conteúdos variados. Recomendo!

  4. João Carlos J. Wambier (2 anos atrás)

    Olá, Alex!

    Tendo a concordar com as recomendações da SMPTE e da THX, desde que o programa a que se está assistindo seja em alta definição.
    Primeiramente, é bom lembrar que os 151cm citados se referem à distância mínima da tela, e não à distância ideal.
    As distâncias recomendadas por ambas baseia-ne na idéia de que a imagem na tela ocupe cerca de 30% do nosso ângulo de visão para termos uma experiência mais imersiva. O problema é que muita coisa do que se vê na tela não é em alta definição, mesmo nos canais ditos HD. Por isso, acaba sendo necessário colocarmos a TV a uma distância maior do que aquela recomendada pela SMPTE e pela THX, caso contrário a imagem ficará horrível.

    Um abraço
    João Carlos

  5. Gato Guga (2 anos atrás)

    Eu tenho uma led Sony que está distante 7 metros do sofá e acho excelente.

  6. Carlos A Ondas (2 anos atrás)

    Tenho uma samsung 55″ assisto a tres metros de distancia e é perfeita.

  7. Arnaldo Júnior (2 anos atrás)

    Tenho uma Plasma Panasonic 50″.
    A distância da tela até meus olhos são 257mm. Está excelente.
    Fiz vários testes me colocando ora mais a frente da Tela, ora mais atrás da tela, achei que para assitir filmes e shows HD, até 250mm de distância ficou ideal a partir dai quanto mais aproximava da tela o campo de visão diminuia “(grande conclusão)”. As TV´s (Plasma, Led, LCD, Oled) por não possuirem infra-vermelho, assistir próximo por um período, não terá problemas, porém poderá ocorrer fadiga (cansaço)ser for por um perído mais prolongado, lógico que isso dependerá de cada pessoa, mas irá ocorrer.
    Abraços,

  8. Milton (2 anos atrás)

    Eu tenho uma TV Plasma 3D de 58″ da Panasonic e fica a 2,2m. Fica excelente.

  9. Rubens Pires (2 anos atrás)

    Minha plasma Panasonic 58V11 fica a 2,7m dos meus olhos,acho pequena e estou aguardando o retorno ao mercado da 65VT30 que simplesmente não é encontrada em lugar algum.Nem a Pana tem previsão,enquanto que na Bestbuy tem à vontade,por menos da metade do preço que pediram aqui,quando tinha.É triste morar no Brasil…

  10. Rafael Gama (2 anos atrás)

    Gostaria de lembrar que a distância estimada das entidades são as mínimas, e que na maioria dos casos com mais de 90% de utilização de imagens em FullHD, o que não é a nossa realidade. Mas o fato que a maioria das pessoas esquecem, até mesmo muitos profissionais de Audio/Vídeo, Projetistas, Arquitetos, etc, é que no Brasil a maioria das pessoas assistem filmes legendados, e quando o conteúdo que está sendo reproduzido possui legenda a distância inadequada poderá gerar um resultado catastrófico. Já vi instalações de TVs e Telas de Projeção que ocorrem o seguinte fato: Você tem que escolher entre acompanhar a “Cena” ou ler o diálogo, e desta forma com qualquer escolha, estará perdendo muito! Abraços!

  11. Eduardo Thadeu (2 anos atrás)

    A medida certa é de multiplicar o tamanho da tela vezes 3, ou seja, se a sua tela tem 1 metro é considerado a distância de 3 metros, simples assim.
    Tenho uma de 46′ Led 3 D da Sony e fico a 2,50m de distância e acho perfeito. No primeiro mês, deu um cansaço visual e depois acabei acostumando e encararia uma de 50′.
    Tem um amigo aí que disse que fica a 7 metros, cara acho isso horrível, perde todo o charme dos filmes, prefiro assistir uma de tubo de 10′ de pertinho do que ficar a 7 metros de distância.

  12. Ricardo Vaz (2 anos atrás)

    Olá alex, estou fazendo pesquisas para comprar uma tv LED de 46 ou 47? e me deparei com uma grande quantidade de informacoes. Após pesquisar bastante vi que seus reviews possuem uma profundidade maior nos quesitos que realmente importam na hora de comprar uma TV. Normalmente os reviews falam de tempo de resposta, contraste dinamico, e taxa de frequencias, que sao caracteristicas medidas de forma totalmente arbitraria pelas fabricantes.

    Como eu pretendo gastar algo na casa dos R$4,000 – 4,500 cheguei a conclusao que, talvez, a LG 47lex8 seja a melhor opçao. Meus criterios de escolha baseiam-se principalmente na qualidade de imagem 2D e nos recursos que a TV oferece em relaçao a internet. Gostaria da sua opiniao se ha, atualmente, no mercado alguma TV que alcance a qualidade e os recursos desse modelo na mesma faixa de preço. Além disso, me preocupo com essa base da Lex8. Eu pretendo montar a tv na parede, neste caso como fica a base? É deslocada para tras da televisao? Tem que ficar nesta posicao? Ja procurei imagens na internet e nao consigo achar nenhuma deste modelo montado na parede.

    Obrigado pela atençao e, se possivel, tire minhas duvidas.

  13. Saiba por que sua próxima TV vai ser gigante (1 ano atrás)

    [...] Qual o tamanho de TV ideal para sua sala [...]

  14. cristiano (1 ano atrás)

    Boa noite tenho uma duvida a minha sala tem 14metros quadrados e estou querendo colocar uma tvled3D e uma home 5.1 que tamanho de tela eu posso ter e o home 5.1 esta bom por favpor me ajudem pois para mim sera um investimento caro e eu nao posso errar obrigado.

  15. Dicas: instale a sua TV de maneira segura e impecável (1 ano atrás)

    [...] Qual o tamanho de TV ideal para sua sala? [...]

  16. Allex Camara (1 ano atrás)

    Amigos,
    Tenho uma distancia de 2,56mts entre olhos e tela para a sala de um novo apartamento, anotando como aumentar nem diminuir essa distancia, será que alguém saberia me dizer qual o tamanho ideal de tela, e qual a melhor tecnologia de resolução para esta distancia ???
    Desde já agradeço a ajuda, a quem puder !!!
    Atenciosamente,
    Allex Camara

  17. FÁBIO DE DOMENICO (1 ano atrás)

    Pessoal, como em tudo você não vai agradar a todos, mas em minha opinião cada caso é um caso. Para a altura, tem que considerar a distância, a altura do sofá, tamanho da tela, preferência e até biotipo da família. Acreditem!
    TV a 70cm do piso só em restaurante oriental ou sentado em futon.
    Para a distancia escolha a tv que lhe satisfaça. Se você não é profissional do ramo, é melhor errar para tv maior do que para menor. Hoje os displays estão tão bons, alimentados por sinais FulHD maturamente capturados, e que se bem calibrados, você não verá um show de imperfeições explícitas na tela.
    O que prevalece é o bom senso mesmo e não essas equações espelhadas em formulas desenvolvidas e parametradas para salas comerciais. Acredite no que está vendo.
    abraço a todos.

  18. mateus (1 ano atrás)

    eu tenho uma televisao 46´´ da sony bravia e assisto do meu quarto a 2 m e eu acho otimo ..

Comentários

Get Adobe Flash player