E o burn-in: ainda existe nas TVs de plasmas?

Por | 5 de July de 2011 | 90 comentarios | Televisores, TV Paga | Tags: , , , , ,


Por Alex dos Santos

De cada dez perguntas de internautas que chegam à nossa redação sete refere-se à escolha de uma TV. Muitos leitores não sabem se devem optar por plasma ou LCD-LED. Não vou entrar no mérito sobre qual a melhor tecnologia, pois há inúmeros posts aqui e no HT Forum sobre esse assunto.

Dentro do possível, nossa equipe tenta orientar o leitor na melhor aquisição a partir de critérios objetivos, sem deixar de lembrar a importância de se ter uma experiência cara-a-cara com o produto num ponto de venda para, enfim, ter suas próprias conclusões.

Mas dentro dessas perguntas, a questão que ainda gera dúvidas nos consumidores é em relação ao fantasma do burn-in nas telas de plasmas. Trata-se de uma característica inerente à tecnologia, porém, estamos vendo uma boa evolução no sentido de minimizar esse problema nos displays.

Felizmente, a nova geração de painéis oferece tecnologias internas para uma queima bem mais eficiente de fósforo nos pixels. Além disso, funções como o deslocamento virtual de imagem, que minimiza significativamente o burn-in a ponto de torná-lo quase nulo, já são uma realidade em boa parte dos modelos, inclusive de linha mais básica dos fabricantes. Não acredita? É só conferir!

90 Comentários

  1. Paulo Marcelo (2 anos atrás)

    Eu tenho uma LCD em casa, ganhei de casamento. É uma boa imagem, full hd, etc. Mas conforme vamos estudando o assunto e vendo os progressos, naturalmente nossa exigência aumenta.

    Está nos meus planos trocar de TV no próximo ano. Andei testando alguns modelos e a Panasonic (não tenho certeza do modelo, mas é um 3D com THX) foi de longe a imagem que me cativou. Tudo mais que bem definido, preço bem mais em conta e o melhor efeito 3D dos modelos que testei. Se vai ter burn-in ou não eu não estou nem aí e vou arriscar com certeza.

    Talvez a Samsung consiga me convencer… mas ela precisa melhorar vários aspectos pra vencer a Panasonic em minha "intenção de compra".

    Abraços em todos!

  2. Paulo Marcelo (2 anos atrás)

    Ah… me referi a um modelo Plasma da Panasonic, evidente, rs.

  3. Pedro (2 anos atrás)

    Depois de desfrutar minha Sony CRT de 29 polegadas por mais de 10 anos, decidi entrar na era das telas grandes e planas e comprei um plasma de 50 polegadas da Panasonic no inicio desse ano. Como voces podem ver,só compro TV nova a cada 10 anos ou mais. Dessa forma, a decisão teve que ser muito bem pensada e recaiu sobre o plasma. Depois de muita comparação, minha esposa e eu escolhemos o plasma e não poderiamos estar mais satisfeitos. Após muita comparação, percebemos que o plasma é a tecnologia que mais se aproxima da imagem real. Todas as LCD que consideramos apresentam algum tipo de distorção no sentido de que as cores não são reais. Calibrei minha TV pelos padrões THX e tanto o contraste quanto as cores em cenas estáticas e de grande movimentação são espetaculares. Plasma é o bicho. Sorry apreciadores de LCD, mas se voces puserem as duas lado a lado, vão ver a enorme vantagem do plasma. É isso……

    Quanto ao chamado `burn-in`, nem sinal na minha tela (o termo burn-in na verdade significa o periodo necessário para o amaciamento de um equipamento eletrônico. As marcas que ficavam nas telas de plasma antigas se chamam `ghosting` – ou algo como `efeito fantasma`).

  4. Byrd (2 anos atrás)

    Tenho uma 42PY85, desde 2008, e uma 50V20B há quase 1 ano: retenções temporárias sim, quase óbvio! Mas após um deslocamento de quadros por minutos, adeus!

    Acredito no que o Paulo disse, sobre "Eu não procuro “ver” as marcas definitivas, simplesmente você vê quando esta assistido normalmente".

    A preocupação dele com a TV de plasma dele, imagino só possa ter acontecido depois de uma exposiçaõ absurda da tela, por horas e horas a algum elemento estático! E daí esse problema terrível dele observar essas retenções até quando ele está assistindo normalmente a TV!!!

    Paulo, doe as suas atuais, adquira novas outras plasmas, e seja feliz!

    Confesso: sou mais um desses caras com sorte, junto a alguns vários meus amigos com Samsung e LG de plasma em casa. E sem retenções definitivas!

  5. Igor Escodro (2 anos atrás)

    Comprei uma LG 42PW350B (Plasma de 42" 3D) e gostaria de saber se fiz um bom negócio, afinal só fiquei sabendo do problema "Burn-in" depois de ler o manual dela…

    Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre ela nesse aspecto, pois há poucos relatos dela na internet.

    Obrigado ,galera.

  6. Luís Fernando (2 anos atrás)

    Boa noite a todos, concordo com o que o Paulo disse, o burn-in existe e isto é fato. Alguns tem mais sorte ou azar com ele. Agora o duro é ter que ouvir comentários do tipo tem que amaciar, use melhor os recursos de sua TV e por aí vai. Tenho em casa TV de Plasma e LCD, a imagem do Plasma é inigualável, mas os "fantasmas" as vezes incomodam demais, o LCD não é tão perfeito, mas não tem "fantasmas". Acabei de adquirir uma Smart TV LED Cinema 3D da LG de 47 47LW5700, está para chegar e vamos ver como ela se sai, na especificação diz que a taxa de atualização é de 720HZ, será que vai ser boa mesmo? Espero que sim. Somos reféns da tecnologia e gastamos cada vez mais com isto, mas ainda bem que temos dinheiro para sair na frente e poder aconselhar depois outras pessoas. Paulo, gostei o seu posicionamento, em momento algum você defendeu ou falou mal da tecnologia, apenas comentou que o problema do burn-in existe, mas parece que muitas pessoas não entenderam sua posição. Até mesmo o fabricante confirma isto e deixa bem claro no manual do usuário que este problema pode acontecer. Se o fabricante afirma, como é que pode existir pessoas que fazer tudo para defender? Como já disse, tenho Plasma e LCD e a melhor imagem é a Plasma, mas ela tem o problema dos "fantasmas" e tenho que conviver com isto, quando comprei, sabia que poderia acontecer. Como você Paulo, eu gostava de ler o htforum, mas ultimamente parece mais um monte gente sem dinheiro tentando defender velharias, ou melhor, vintages…rsrsrs. Abraços

  7. Hodney (2 anos atrás)

    Já vi relato de vendedores imbecis contrários a tecnologia Plasma dizendo que a TV corre o risco de o "gás acabar" e não ter como repor.

    Assim também repliquei e disse que como se faz para repor a "água" nas telas de LCD já que o significado de LCD quer dizer "Liquid Cristal Display".

  8. Alex dos Santos (2 anos atrás)

    Olá Igor,

    Sinceramente, até agora não chegou aqui na redação nenhuma reclamação a respeito do plasma que você adquiriu.

    Abs.

  9. Marcos vinicius (2 anos atrás)

    Bom, tive algumas LCDs mas depois de minha primeira Plasma não volto nunca mais para o LED/LCD. Apenas na minha primeira plasma Lg pq30 tinha pequenas retenções temporarias, atualmente uso como principal a LG PX950 THX, TV espetacular e sempre que vou no quarto e vejo a imagem das Lcds, não da para comparar, mas……sim com certeza que ainda existe retenções definitivas mas o usuario vai ter que extrapolar muuuuuuito ou ser muto azarado.

  10. João Demonte (2 anos atrás)

    Plasma: to fora!

  11. marvin (2 anos atrás)

    "burn in que fica até escuro com o tempo"??? Paulo, tem certeza que são duas v20??? pela descrição do problema parece aquelas tvs de projeção da década de 90… Acho que vale a pena uma avaliação oftalmológica também, pode ser catarata… Me desculpe, é muito chato essa discussão (que, infelizmente ocorre também no HTForum), e não vale nem a pena perder tempo, mas tem pessoas que passam do limite…

  12. Igor Escodro (2 anos atrás)

    Fazer o White Wash e Color Wash periodicamente ajuda, ou só prejudica e deve-se fazer só quando os "fantasmas" aparecerem?

    Obrigado!

  13. Alex dos Santos (2 anos atrás)

    Olá Igor,

    A informação que tenho é que o uso desses recursos de maneira periódica não prejudica a TV.

    Att.

  14. Silvio Amaro Vieira (2 anos atrás)

    CACILDA!!!!!!! QUANTA DISCUSSÃO!!!!, É MELHOR TIRAR NO PALITINHO PARA VER QUEM GANHA, RSRS

    TENHOS TV DE PLASMA SAMSUMG DE 42", NÃO QUERO NEM SABER DO CODIGO DA MESMA,

    TENHO DVS: BLUE RAY E COM SAIDA HDMI PARA UP CONVERTION

    USO NA MINHA TV TAMBEM MEU NOTEBOOK COM SAIDA HDMI

    E FICO HORAS TRABALHANDO NA INTERNET COM A IMAGEM EM 42"( FIQUEM TRANQUILOS NÃO ESTOU CEGO NÃO, RS) É QUE SEMPRE GOSTEI DE CINEMA POR CAUSA DAS TELAS ENORMES

    CONHEÇO ELETRONICA DESDE OS VELHOS E BONS CRTS ALEMÃES DA TELEFUNKEN E AMERICANOS COMO ADMIRAL E OUTROS.

    PORTANTO AMIGOS!!! TENHO TVS DE PLASMA DESDE 2004 E NENHUM DELES TENHO CERTEZA, AFINAL…. É A MINHA PROFISSÃO JAMAIS APRESENTARAM ESTES TIPOS DE ANOMALIAS!!!( SERÁ SORTE OU AZAR ? EM TECNOLOGIA NÃO EXISTE SORTE OU AZAR? O QUE É BOM É BOM!!! O QUE É RUIM É RUIM!!!

    DESCULPEM EU ENTRAR NESTE ASSUNTO….( DISCUSSÃO ), RS

    ALGUNS AQUI FORAM SÁBIOS EM AFIRMAR QUE EM QUALQUER TECNOLOGIA EM TVS EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ANOMALIAS,

    NESTE MUNDO GLOBALIZADO QUALQUER PRODUTO QUE NÃO SEJA ARTESANAL É PARA CONSUMIR E JOGAR FORA, CARROS, MOTOS, AVIÕES,DVDS,ROUPAS EM GERAL E QUALQUER TRANQUEIRA QUE PASSE A SER FABRICADO POR ESTES INFELIZES ROBOS.

    NÃO SE PREOCUPEM COM QUALIDADES DE NADA!!!!! AFINAL!!!! NEM NÓS SERES HUMANOS TEMOS PREOCUPAÇÕES EM SERMOS BONS

    É SÓ ATENTAREM PARA ESSA DISCUSSÃO SOBRE TVS, RS

    SEJAM AMIGOS E NÃO LIGUEM PARA QUALIDADE DE SUAS TVS

    TENHO CERTEZA QUE COISAS PIORES SERÃO FABRICADAS CADA VEZ MAIS…….

    ABRAÇOS A TODOS!!!!!!!!

  15. Guilherme (2 anos atrás)

    eu penso que estão procurando cabelo em ovo….é só trocar de canal um pouco e depois os logos somem….eu tenho uma Pioneer PDP-5070 há anos e não está marcada. Ela fica ligada no mínimo cinco horas diárias….assisto em 4:3 e também não marca…o logo branco do AXN marca mas depois sai….uma noite passei horas calibando ela com o Avia e o DVE e ela ficou toda listrada dos padrões e depois sumiu tudo! Tenho certeza que essa história toda de bur-in da plasma é intriga da turma que acha que LCD é melhor que plasma….

  16. Idevaldo Cunha (2 anos atrás)

    Paulo, li seus comentários.

    Você ficou famoso no HTForum, Parabéns!!!!!

    Quanto ao Burn-in pensem da seguinte forma. Sabendo-se da vulnerabilidade do Painel de Plasma quanto ao Burn-in, não devemos abusar, pois ainda pode sim acontecer. Imagine que a cada 10.000 Km devemos trocar o óleo de nosso carro (Semi-Sintético), e se eu trocar a cada 15.000 km não tem um jeitinho não…..ufs

    Minha V20 ainda está sem retenções, mas eu não abuso da quilometragem.

    Abraço a todos!!!!!

  17. Paulo (2 anos atrás)

    Marvin,

    Sim depois de um ano de uso o logo da Globo HD esta até escuro. Meio amarelado. E não tenho nenhum tipo de problema ocular. Esse tipo de comentário é o mesmo dos outros, desnecessário.

    Hoje mesmo lendo no clube da V20 e VT20 acabo de ver mais dois casos de burn-in. E sempre a culpa é do usuário, ou seja, nunca da TV. Brincadeira.

  18. marvin (2 anos atrás)

    Paulo,

    tá bom, desisto… Em nenhum momento disse que plasma é melhor do que outras tecnologias… O problema é você comprar um produto e ficar pondo defeito, aí você vai e compra outro igual ou indica para parentes… Em casa tenho plasma e lcd… Cada tecnologia tem os seus "problemas", e, enquanto não lançam comercialmente uma nova tecnologia, vamos ter que conviver com "as características" de cada tecnologia…

    Também indiquei a V20 para o meu pai, e tenho certeza que ele não faz a menor idéia do que seja burn-in (e também não proíbo minha mãe de assistir os seus programas preferidos para não estragar a tv…)

  19. Paulo (2 anos atrás)

    Marvin,

    Nem eu disse que é melhor nem pior. Também, não fico pondo defeito. Apenas relatei um fato. Burn-in!

  20. Eder (2 anos atrás)

    Olha pessoal a tv da minha mãe e uma SONY 40'LED FULL-HD a do meu irmão e uma SAMSUNG 40' LED FULL-HD a imagem e identica eu tinha duvidas sobre as PLASMA sobre o tal "burn-in" e o consumo dela mas andei pesquisando e as tv de plasma da nova geração reduziu estas falhas comprei uma LG 42PW350B (Plasma de 42? 3D) comparei com da minha mãe e do meu irmão que são 1080p a minha por ser 720p a imagem e fantastica e não cansa os olhos.

  21. marvin (2 anos atrás)

    Eder, até 42" a imagem HD (720P) já é suficiente… Aliás, full hd para menos de 42" só faz diferença se for utilizado como monitor para pc, caso contrário, duvido que seja possível perceber a diferença entre 720P e 1080P assistindo a uma distância normal…

  22. Felipe (2 anos atrás)

    Pessoal. Mudando um pouco o foco da discussão pessoa, às tvs de LED estão mais próximas às LCD ou às plasma no que se refere ao efeito burn in e retenção?

  23. Eduardo, Brasilia (2 anos atrás)

    Bom, eu tenho uma plasma panasonic há uns 3 anos pelo menos e nada de burn-in. O máximo que acontece é retenção temporária. Vejo muito partidas de tenis e olha que ficar 3 a 4 horas com aquele placar estático vários dias da semana é um baita teste.

  24. Rafous (2 anos atrás)

    Bom dia senhores,

    Minha intenção não é polemizar, mas tentar convergir as ideias.

    Achei interessante o exemplo da quilometragem trazida pelo colega, então podemos chegar as seguintes conclusões na tecnologia atual das telas de Plasma.

    Burn-in/retenção temporária: caraterística da tecnologia plasma, reconhecida por todos os fabricantes.. ou seja, não é defeito, e sim uma característica negativa.

    Burn-in: marca permanente no painel de plasma que pode ou não ocorrer se abusarem da "quilometragem" (em algum canal específico)..

    Retenção temporária: imagem marcada temporariamente no painel, percebida após a mudança do conteúdo exibido (para outro canal, mas evidentemente percebida na tela preta ou qdo se desliga o televisor)… alguns modelos apresentam, mais ou menos intenso.. mas é fato que existe na tecnologia Plasma (concordando com o Paulo, e reconhecido pelos demais), e, conforme relatado por outros colegas, desaparece na simples troca de conteúdo (ou deixando no chuvisco) após alguns instantes ou minutos.

    Primeiramente é bom salientar que essas características variam (e muito) de modelo para modelo (ou mesmo a cada lote) de televisor.

    Bom, a ideia é convergir o que estava sendo discutido aqui, de modo a nao rotular ninguém nem dizer quem tem ou nao razão, pois cada um se baseia na sua própria experiência com Televisores de Plasma.

    Fica o abraço! (e discutam à vontade :D )

  25. Diego Borges (2 anos atrás)

    Pessoal,

    Qual é a grande dificuldade de entender a pergunta simples e as respostas simples também.

    Plasma ainda é suscetível a marcas permanentes (burn in, ghosting, seja o que for) ?

    Resposta: SIM. Claro que sim. O Próprio fabricante fala que sim!

    Não importa se com a SUA não aconteceu, ou não aconteceu AINDA. OU se não aconteceu nunca nos 2 anos que você assiste Globo.

    A resposta sempre será SIM! SIM, é suscetível e acontece com alguns aparelhos SIM. Só pesquisar!

    Outra coisa: isso não inviabiliza a compra de ninguém. As TVs são ótimas e um pouco de cuidado não faz ma a ninguém, mas repetindo a resposta para a pergunta acima é SIM.

  26. Rufus (2 anos atrás)

    Rubens Mendes, troféu fanboy da rodada!!

  27. Kvowster Kstonboner (2 anos atrás)

    A minha teve Burn in sim.
    Eu discordo de muitos,não aconselho a comprar plasma,eu tive uma panasonic e vendi ela pela metade do preço,na minha casa eu tenho 5 LCD´s eu não via nenhuma superioridade em termos de imagem da plasma para as LCD´s.Outro dia fui na loja verificar a diferença que muitos falam,pensei talvez seria minha plasma que tinha uma imagem normal em comparação as outras que tem no mercado,sinceramente até achei a imagem da plasma mais fosca,com menos brilho.A minha TV principal é uma Smartv Sony 52 Full HD a imagem da Sky dos canais High Definition é fantástica.Plasma nunca mais.

  28. Kvowster Kstonboner (2 anos atrás)

    Acho melhor esperar pelas novas tv´s de Tecnologia OLED E AMOLED que estão chegando,mais ainda existe alguma aposta por uma TV a Laser,quem viver verá.

  29. yuri (2 anos atrás)

    Alguem sabe dizer se o modelo gt30B da panassonic é bom?

  30. fernando (2 anos atrás)

    Na minha Plasma LG 42″ assisto de tudo, imagens 4×3, imagens 21×9 e logos de emissoras. Em todos os casos, após horas de exibição, ficam retenções temporárias, mas basta assistir qualquer programa em tela cheia e em um minuto não existe mais. Conforme já disseram, o problema é sim real e pode existir, mas acho que só existe burn-in mesmo se vc assiste muito, mas muito tempo mesmo em formato diferente de tela cheia ou logo. Agora cá pra nós, se assiste tanto assim a redetv, a ponto de deixar burn-in do logo, vc merece mesmo – aff, que emissora ruim.

  31. Luciano (2 anos atrás)

    Temporário ou não, o fato é que o painel de fósforo da TV de plasma pode sim reter imagens estáticas em forma de sombra.

    Na rodoviaria da minha cidade fica uma TV de plasma aparecendo publicidades e algumas vezes quando trava no outro dia a mancha está lá e no dia seguinte não está mais.

    Mas assim como os dead pixels das LCDs, descordo totalmente do termo “caracteristica” para o burn-in do Plasma.

    Tipo:

    Comprei um carro mas ele desalinhou porque eu viro o volante mais para direita do que para a esquerda para ir e vir do trabalho. Chego na concessionária e o tecnico me diz que é uma caracteristica do carro, e que a cada cinco ruas que virar a direita preciso virar pelo menos uma a esquerda e por isso a garantia não cobre.

  32. Muller (2 anos atrás)

    Olá.Tenho uma Panasonic TC-P50S20B há um ano com aproximadamente 200 horas de uso sempre com a tela cheia e sem olhar alguma emissora contendo o temido logo! Há duas semanas instalei a Via Embratel HD e comecei a olhar o Multishow HD que é o meu prato principal, mas sempre de meia em meia hora alternando para um outro canal, ou um vazio apenas com chuviscos pra tentar evitar o tal Burn-in!! Infelizmente todos os meus cuidados iniciais e mesmo alternado os canais não foram o suficiente para que não se instalasse o logo do Multi Show perfeitamente perceptivel em cenas cinza e azul claro. Estranhamente as letras HD que são em vermelho não ficaram retidas assim como também os telecines HD também não ficaram com retenção talvez devido o branco da escrita ser um pouco vasado fazendo com que o tom do branco fique alternando de cena em cena, que já não é o caso do Multi Show que tem um branco absoluto sem transparência nenhuma. Alguém já teve a idéia ou da possibilidade de enviar algum e-mail para a direção desses canais para mexerem nos seu logos para deixarem menos prejudiciais para os apreciadores das telas de plasma que ao meu ver ainda vão estar por muitos anos conosco devido a sua grande qualidade ainda não superada pelas telas de LCD? É inadmissivel ficarmos restritos a filmes sem poder curtir esses canais devido a seus logos exagerados. Assim como já podemos trocar de legenda e áudio, deveria existir a possibilidade de retirar essa marca estampada em cada canal. Sou apenas mais uma testemunha que o burn-in continua firme e forte mesmo em modelos bem atuais como é o meu caso e com cuidados quase que extremos. Assim não tem graça olhar um programa e ter que se preocupar o tempo todo que a qualquer momento pode ficar estampado de forma permanente essa porcaria de lôgo…

  33. Alexandre (2 anos atrás)

    Não sei o quanto de problemas o pessoal aparecem com tv’s de plasma, tenho uma viera 42 panasonic há 03 anos e sequer tem indícios ou traços de qualquer mancha na tela, e olha que tenho x-box, meu filho joga exageradamente, usei como monitor do meu pc por quase 01 ano. Não troco por qualquer led atual que sequer chega ao maravilhoso contraste dessa tv.

  34. Yuri (2 anos atrás)

    Minha GT30B panassonic ate agora não apresentou problema algum com burn-in ou mesmo retenção de imagem. NO começo fiquei um pouco preocupado. Mas depois de jogar video game por horas, mesmo com barras de life staticas, e não ver nenhuma anomalia ou retenção, fiquei bem mais tranquilo. Quando assisto filmes, a uso em tela cheia para evitar as faixas pretas. Outro dia esqueci a mesma conectada ao notebook exibindo uns videos da net com barras estaticas ! Que susto. Mas quando fui verifacar.. alivio. Nada de retenção. Não sei se tive sorte com essa Tv ou se a PANA deu um upgrade em relação aos modelos anteriores. PROS:qualidade da imagem superior as Tvs Led que ja tive; 3D! Jogar batman arkham city em 3d é show de bola! Preço bem em conta. CONTRAS: a TV esquenta… muito!

  35. Alessandro Ciapina (2 anos atrás)

    Pesquisei muito e decidi comprar uma Panasonic P42GT30B!
    Melhor qualidade de imagem, e melhor preço… R$2099,00 em 10x sem juros!
    Tem uma pessoa ai em cima nos comentários que insiste nessa coisa do burn-in, mas acho que foi azar dele mesmo…
    Vou fazer o amaciamento direitinho, calibrar e como uso muito pouco TV (umas 2 ou 3 horas no máximo por dia), e não assisto Globo HD ou Rede TV, espero não sofrer muito com as retenções temporárias.
    Prefiro ter uma TV de qualidade superior e mais barata que uma LCD com aquele brilho exagerado e o preto cinza!

  36. Luciano (2 anos atrás)

    Tem um conhecido que tava com uma LG 42″ de plasma a uns 2 anos, e passou para frente a alguns dias, ele não amaciou, só saiu usando. Na verdade ele tinha a tv e nem sabia que era de plasma.

    Vi a TV recenetemente e nada, a TV está perfeita.

    Estou pensando em adquirir uma TV de 50″, não me preocupo com recursos a prioridade é o tamanho, e acho optar por uma dessas.

  37. Azelino F. B. Lima (2 anos atrás)

    Para quem está pensando em comprar uma nova tv e não sabe se vai de PLASMA ou LED_lcd, fiquem atentos a um novo modelo que vai começar a chegar no mercado! É a nova tecnologia chamada de PLED (Pixel Light Emiting Display), criada pela LG, um mix das duas tecnologias, reunindo o que há de melhor nas duas. Procurem pelo modelo da LG, PM9700 e me falem o que acham disso!!! Haja dimdim… Abrs, Aze.

  38. alessandro gonçalves silveira (1 ano atrás)

    deve ser muito chato comprar uma tv e fica pensando sera que a tela vai manchar vou mudar de canal e como andar de carro e fica pensando será que o motor vai fundir.Dicar para cair fora da de plasma;gasta o dobro de energia, da muito reflexo,tem menos brilho,as novas led tem mega contraste muitas superam as de plasma , painel ips como o mesmo ângulo da de plasma 178graus,fora que a de plasma em uma sala pequena esquenta pra burro,e daqui um 5 anos o gás já começa acabar e as cores vão desbotando .

  39. alessandro gonçalves silveira (1 ano atrás)

    tv de plasma nunca mais , tecnologia ultrapassada e cheia de defeito .

  40. Amaury carvalho (1 ano atrás)

    Tenho uma de led samsung e afirmo que o contraste e uma das maiores do mercado, muito bom mesmo.

Comentários

Get Adobe Flash player