Plasma ou LED-LCD: qual é o melhor TV?

Por | 17 de May de 2011 | 28 comentarios | Televisores

IFRAME Embed for Youtube

Por Eduardo Bonjoch

Começou hoje pela manhã o Módulo 2 do programa Home Expert, pioneiro na certificação para integradores de sistemas eletrônicos residenciais no Brasil. E aproveitando que a primeira aula do dia foi sobre Sistemas de Vídeo, tiramos a principal dúvida dos internautas durante nossa conversa com o instrutor Claudio Younis, da empresa Eletro Equip, especializada em áudio, vídeo e automação.

Plasma ou LED-LCD: qual é a melhor tecnologia para quem vai adquirir um novo televisor? No vídeo acima, ele conta quais os prós e contras de cada uma, orientando os internautas que estão interessados em trocar de TV. E, como ele mesmo afirma no vídeo (e eu concordo plenamente), há vários pontos que devem ser levados em conta: da espessura ao contraste, das características do ambiente ao preço.

Acompanhe!

28 Comentários

  1. Rubens Mendes (3 anos atrás)

    Não concordo com 2 coisas faladas:

    1º Plasma não gasta muito mais energia como ele fala.

    2º Espessura por espessura temos Plasmas tão finos quanto LCD-LED.

    O item mais importante a ser considerado na escolha de uma TV é a qualidade de imagem, e nisso as Plasmas ainda são as melhores,de um modo geral. Mas isso muita gente esquece, e prefere ter uma peça de decoração em detrimento da imagem, ou muitas vezes parece que vão assistir TV de lado para terem preferência por espessura. Ou ainda, vão pela cabeça de amigos que se dizem entendidos, ou pela cabeça dos vendedores ou da mídia.

  2. Luiz (3 anos atrás)

    Desculpe, mas depois de tantos testes tornando redundante o assunto plasma vs. consumo, um especialista ainda afirmar que isto é um problema me parece incompetência. A imagem que a plasma entrega vale a pena qualquer eventual consumo. E olha que consumo: uma Panasonic de 50" bem calibrada consome em torno de 140W. Em uma simulação de 4h de uso diário, 20 dias por mês, 12 meses por ano, com o Kilowatt/hora custando uns R$0,40 centavos, em um ano, o consumo da televisão será de, aproximadamente, R$55. É algo relevante? Principalmente comparada com a qualidade? E falar de espessura, etc, é penduricalho! A função da TV é produzir imagem! Enfeita a casa com outras coisas!

    Assisti neste fds Guerra ao Terror e Invictus. Só vendo estes filmes para realizar o que esta televisão é capaz.

  3. Júlio (3 anos atrás)

    Só mesmo alguém de marketing para convencer que o consumo é algo assim tão importante na escolha de um TV. Se fosse algo em que a imagem não fosse importante e ficasse ligada o dia todo – a recepção de um consultório, sei lá – talvez fosse relevante. A diferença a favor do plasma ainda é grande e, como as plasmas também evoluem, assim continuará.

  4. Carvalho (3 anos atrás)

    Se Plasma fosse uma tecnologia tão boa, a Sony e a Pioneer não tinham desistido.

    OBS: E olha que a melhor tv de plasma do mundo foi a da Pioneer!

    • Raimundo Souza (2 anos atrás)

      É melhor sua visão ser apurada porque o plasma tem mais gama que as outras tv de led ou lcd, e isso faz a diferença, certo dia fui à uma loja e vi lado à lado um tv de plasma lg que não é panasonic e não era full hd e mesmo assim com sua cor mais vívida e imagem mais ráopida humilhava as concorrentes vá a uma loja onde tenham plasma e lcd e led lado à lado e com o mesmo programa rodando e vc verá. tenho uma plasma de outra marca que não é a panasonic que é a melhor plasma do mundo, e a imagem o consumo de energia vale à penas cada centavos e graças à Deus, o qual não posso tomar o nome em vão, lembre-se plasma cor mais vívida e 600 hz de processamento de imagem quer dizer que led ou lcd é um carro de corrida simples como um celta ou uno e a plasma um carro de formula 1
      .

  5. Raul Neto (3 anos atrás)

    Prezado Carvalho, desculpe-me, mas vc. está absolutamente desinformado. As razões pelas quais Sony e outras deixaram de produzir plasma são puramente mercadológicas, não técnicas. Vender LCD dá margem de lucro muito maior que produzir paineis de plasma. Além disso, nunca ouviste falar que o que é realmente bom e durável não é conveniente de ser produzido? Está absolutamente provado que a qualidade e durabilidade de um painel de plasma é praticamente a mesma de ecrãs LCD. Aliás, o título desse post contém um falso dilema, haja vista que os quesitos em que o LCD supera a TV de plasma são alheios à qualidade de imagem (espessura, economia de energia e por aí vai). Nos atributos estritamente técnicos, que são realmente relevantes, como contraste, nitidez e cores, a tecnologia plasma supera a LCD (mesmo a com retro-iluminação de LED) com folga. Sou testemunha, ninguém me disse: tenho TVs das duas tecnologias e posso garantir o que estou falando por experiência própria. Abraço a todos.

  6. wlaudomiro (3 anos atrás)

    realmente ele foi muito infeliz em falar que plasma gasta mais energia sou vendedor e indico com certeza a plasma, nao tem tempo de resposta, 600hz otimos para filmes em movimento e games vende muito imagem impecavel sem falar na durabilidade de 100.000 horas contra as 60.000 das lcd e led

  7. RONALDO SILVA (3 anos atrás)

    Deixo aqui registrado minha opinião referente as 2 tecnologias: plasma e lcd-led.

    Questão de consumo,isso é relevante.como um carro 1.0 não desenvolver o desempenho de um 2.0.

    Outra:pelo que entendo, a imagem nos vemos de frente não do lado da tv,

    como se a dimensão dela ser fina ou grossa,influenciasse na imagem em si.

    mas vai do gosto de cada um,escolher entre plasma e lcd-led,afinal gosto não se descute.

    abraços…

  8. Thiago (3 anos atrás)

    Essas matérias sempre puxam a sardinha pro lado das LEDs e tratam o plasma como uma tecnologia ainda eficiente, mas já defesada, ou abandonada pelos fabricantes… NÃO É VERDADE. Hoje já existem Plasmas FullHD e com um contraste tão alto quanto às novas LEDs, sem contar que tb ja contam com uma espessura super slim. Quanto ao consumo, acho que realmente o plasma sempre vai consumir mais, do contrario teriam que deixar de ser plasma, mas com certeza ja existem modelos hoje que utilizam a energia de forma mais eficiente, algo que as fabricantes conseguem fazer com qualquer equipamento eletronico. Resumindo… Plasmas e Leds se equiparam, com uma leve ou talvez grande vantagem para o plasma, em decorrencia do baixo preço.

  9. Carlos (3 anos atrás)

    Estes comentarios tiraram minhas duvidas, eu adorro um bom filme e com certeza para quem gosta de um bom filme e games o que emporta e a qualidade de imagem

    • Raimundo Souza (2 anos atrás)

      Vá de plasma amigo, filmes esportes jogos de xbox 360 ou play 3, fui na casa de um amigo que tem a led com um xbox 360 igual ao meu, quando ele foi nos menus do xbox eu juro que vi as imagens parecendo vultos, sem contar quando ele colocou fifa 12 quando dava um chutão na bola quando transitava de uma tela para outra imagem muito lenta, minha plasma não é full hd coloca a dele no bolso por causa dos 600 hz, que quer dizer frequência de imagem ou 600 quadros por segundo, fora que a plasma tem processador de imagens que é uma covardia, uma tv não precisa ser tão covarde como as plasma nem da uma chance para as outras, imagem da plasma é radiante, a minha quando assisto imagens da natureza eu fico realmente atônito, e antes de comprar eu fui à uma loja e vi lado à lado e sem comentários de vendedores antes tinha pesquisado e vi que era verdade e se a sony parou de produzir o plasma e pq ela esta investindo no led como diz outros a cima que não entende de tecnologia o led são finos, cuidados nao deixem crianças jogando bola na sala não viu pois a led e frágil que nem papel, sua tela não tem proteção como a plasma, plasma só chega a 240 hz, muito pouco, cores e imagens fosca opacas, pessoal vão à uma loja onde tenham plasma lado a led ou lcd e vera oque estou dizendo, não troco meu plasma por led e nem lcd só se inventarem outra tecnologia mais rápida que o plasma, que tenha 900 hz e imagem mais vivida que o plasma, quem gosta de imagem estática o led e lcd e melhor, mais imegem em movimento plasma, ou se iventarem outra tec melhor, led = back light de luzes, lcd cristal liquido, plasma = gases que explodem e formam imagens em velocidades estupendas. led e como se fosse um pisca pisca que pode queimar se um ponto de luz para a sincronia, o plasma só para se der com uma martelada ou marretada na tela, led ou lcd nem pense en colocar os dedos na tela, pois pode trincar.

  10. Eduardo, Brasilia (3 anos atrás)

    Eu tenho plasma (viera – panasonic) em casa há uns tres anos. Sempre que assisto algo em uma TV de outra tecnologia, LCD/LED, a impressão que tenho é que a imagem é artificial, ou seja, é como se aquelas cores não fossem reais.

  11. daniela (3 anos atrás)

    Tenho uma plasma samsung de 50 , eu amo e ja pensso em comprar outra 3d de plasma.

  12. Renan vaz (3 anos atrás)

    Pow tbm estou pensando em adquirir uma Plasma 3d.
    Pelo que vi ai além da imagem ser muito melhor, o custo tbm é muito mais em conta que as Led e Lcd, além da plasma durar mais, se vc souber usar.
    Agora pelo fato de ter consumo maior de energia do que as outras tv, isso ai é desculpa meu.Se fosse assim ninguém tomava banho de 30 minutos, ou ficava o dia todo no pc, ou até mesmo comprava um carro 2.2 ou 2.0, andava só de bicicleta ou de carro 1.0 que nem se compara ao desempenho de um 2.0, isso vale para as Tv, quer uma melhor, ela vai gastar mais, quer economizar, vai de tv led ou lcd, eu tenho uma aqui e fico decepcionado, pois a imagem parece desfigurar os rostos as vezes e fica meio com vulto em algumas imagens!!

  13. Sidney Toledo (3 anos atrás)

    O mais interessante aqui nos comentários é que sómente um defendou o LED e LCD, o restante defendeu o PLASMA, sabe porque, só compra LCD e LED quem não entende e não conhece absolutamente nada de qualidade de imagem. Primeiro que o processador da PLASMA é 600Hz a de LED e LCD é no máximo 240Hz algumas marcas já chegaram a 440Hz mais são muito caras e assim mesmo, ainda continua com problema de borrão nas imagens em movimento isto não acontesse com o PLASMA. O contraste da PLASMA não tem nem comparação, é muito mais natural que o LCD e LED. E o maior problema que vejo em todos o fabricante de LCD e LED, você tem que assistir a TV de frente, se ficar um pouco para os lados, sem dúvida você terá uma imagem totalmente desbotada, coisa que na PLASMA você pode ficar até 180º que a imagem é a mesma que assitir de frente. Quanto ao gasto de energia, com a belissima imagem que a PLASMA me proporciona esses centavos que gasto por mês, eu acabo esquecendo.

  14. MARCO (3 anos atrás)

    e vou de LED!

  15. paulo federal (3 anos atrás)

    tv de plasma 50 na faixa de 2.200 reais. tv de lcd e led entre 46 e 52 polegadas na faixa de 4.300 reais. fiz as contas e usando uma plasma 8 horas por dia aqui em cuiaba vou gastar 35 a 40 reais por mes. uma lcd ou led vou gastar 20 reais. ou seja, 15 a 20 reais por mes a mais na conta de energia. 200 reais por ano em media. pra dar os 2100 reais de diferenca tenho que usar a tv por mais de 10 anos. ou seja, ate la ja nem vao existir mais essas tvs. so louco paga 2000 reais a mais em uma tv pensando em economizar energia. por isso comprei uma lg plasma 50. nao me arrependo

  16. Vladimir Arnold (2 anos atrás)

    Gostaria de saber se as novas TVs de Plasma podem aparecer as velhas manchas, ou seja, imagem estatica, ficar muito tempo parada pode apresentar o chamado Burn in…Ainda existe esse risco???

    • Raimundo Souza (2 anos atrás)

      Isto já foi consertado imagens estáticas durantes minutos não prejudicam plasma não sei se deixar horas a minha ja sai de casa e esqueci meu xbox 360 em pause pq fui buscar minha filha e dai cheguei tarde e cheguei em casa e tudo de boa as plasma atuais não tem mais este problemas podem ate ter mais os processadores de imagens ajudam, led e lcd tambem nao podem permanecer com imagens estáticas por muito tempo consulte os manuais de uma tv de um amigo e vera que estou dizendo a verdade, minha plasma e 100%de imagem, assistir uma formula 1 na minha tv parece que estou ali presente ao vivo , nas demais led e lcd, imagens não são muito reis imagens opacas e fosca, á o brilho da minha plasma vc ver até o brilho metálico dos carros loucura já vi ate um arranhão minuculo em um carro de corrida no pit stop, cara coisa de louco plasma evolui ja estas novas telas sei não plasma viga o mercado se não deixaria de ser produzida plasma e como a humanidade evolui, plasma antigamente era uma merda, mas ninguém sábia que poderia evoluir tanto.600 hz

  17. CHRISTIANO (2 anos atrás)

    Ficaram de vaidade e ninguém recomendou, porra nenhuma, ser humano é dose!!!!

  18. Carlos (2 anos atrás)

    A maioria dos vendedores relatam que TV de Plasma em um ambiente bem iluminado prejudica a imagem!
    Sabem dizer se esta informação procede?

  19. Wellington (2 anos atrás)

    Boa noite srs.
    Pesquisei com um amigo q trabalha em emissora de TV e justamente na área de imagem discutida aqui.
    Em resumo após detalhes técnicos absurdos e não comentados aqui, ele me disse q A Plasma e ótima e a melhor êh da Panasonic. E Ele prefere a quAlidade das novas Leds, pois para o olho humano a melhor freqüência do Plasma só êh percebido numa tela preta ou algo próximo disso. Qto as melhores marcas de Led: Sansung e Sony. Alem disso o a maioria dos vendedores não fala êh que qto maior a tv maior devera ser a distancia do observador!!! Ou seja se sua sala de TV tem a distancia media dos apts atuais, a sua Tv devera ter no max 40″ ou 42″. Como casei há 6 meses meu padrinho deu a Tv q escolhi e pagou apenas R$300,00 a mais q uma Plasma.. Tb não adianta ter uma tv nova full HD sem canais HD ou um blueray para explorar sua TV!
    No final comprei uma TV de Led. Ou melhor ganhei rsrs e graças a minha esposa escolhi a q tinha os pedestal mais bonito kkkk
    Ultima coisa! A tecnologia vendida de 3D já esta ultrapassada!! Já existe uma sem a necessidade de óculos !!! Mas como brasileiro ama comprar tecnologia já ultrapassada!!! …
    PS: espero ter ajudado!
    Abcs

  20. Ademir (2 anos atrás)

    Cristiano: se você prestar atenção houve recomendação sim. Acho mais preciosa a recomendação de QUEM TEM lcd-led e plasma ou QUEM ASSISTE as duas, aí você pode ver que só dá plasma (a não ser que te enrolem com o tal consumo, ou queira como peça de decoração). quem assiste só uma das tecnologias não tem cacife para opinar, por experiência própria não.

    Carlos: falando com clareza (alguns do meio falam meio enrustido) no ambiente que você for assitir a tv se for muito claro (esse muito é relativo, tem que ver no caso concreto) e não tiver como você diminuir para uma claridade que se adeque ao plasma, então acaba sendo melhor o lcd. mas se você controlar a iluminação para que fique na claridade adequada não resta dúvida plasma.

    Só o que vejo agora, é que os led estão ficando mais barato que o plasma? então estamos descobrindo tarde que o plasma é melhor em tudo (exceto no caso de iluminação não controlada)

  21. Sabugo (2 anos atrás)

    O que acontece aqui é que houve uma reunião de pessoas que compraram Plasma e buscam alívio e conforto nas palavras de outros na mesma situação pois sabem que fizeram besteira em não comprar uma LED ou LCD. Como agora não há como voltar atrás a não ser gastar mais dinheiro e comprar uma LED, a única saída é entrar para a turma dos arrependidos e ler as postagens dos que concordam com ele. Essa é a minha opinão.

  22. Eduardo (2 anos atrás)

    Plasma é muito superior à tecnologia LCD-LED,constatei isto da pior maneira possível,perdendo dinheiro.Tinha uma LCd 40 e uma LED 40(As duas full HD) e resolvi comprar uma plasma HD(só 720p) para o quarto por causa do preço. Bem, a imagem da plasma foi tão superior que vendi as 2 LCD e LEd e comprei outra plasma,simples assim. Quem duvidar, por favor, façam a experiencia que eu fiz,compare lado a lado e verá que tenho razão. Falar que uma é melhor baseado em outras opiniões ou achismos é ridículo,tem que comparar pessoalmente,de preferencia no mesmo canal ou programa.

  23. Anibal (2 anos atrás)

    a sony e pionner deixaram de fazer plasma porque ao adquirir uma tv de plasma vc fica anos sem pensar em outra, enquanto a lcd existe sempre a necessidade de melhorar algo, o que leva a novas vendas, inclusive para os mesmos proprietários de outras lcd’s, sem falar que numa imagem produzida em alta velocidade o processador da plasma não deixa perder qualidade, agora, compara isso com uma lcd. e quanto ao comentário do sabugo, eu comprei primeiro uma lcd e contra a opinião de um amigo técnico que tinha uma plasma, após comparar com a dele, vi que fiz burrada, tenho uma lcd, mas jamais compraria outra novamente após ter visto lado a lado uma plasma, se vc ainda não viu a diferênça, faça como eu, compre lcd, pague tudinho depois compare com uma plasma…chore e lembre-se do conselho do sabugo. kkkkk

  24. GIOTRICOLOR (2 anos atrás)

    Tenho uma tv VIERA PLASMA 50 full , e tenho uma LG led 47-3d que comprei pra minha esposa, como tenho as duas tecnologias acho q posso comparar melhor e garanto que as duas são muito boas, porem a Plasma é bem superior! brilho, contraste e cores são bem superiores na plasma, o preto realmente é preto coisa que na led é cinza escuro! agora quer ver uma grande diferença entre as duas, assista a um filme em DVD, pq bluray as duas reproduzem bem! mas dvd na plasma fica muito bom ja na led a qualidade cai muito! ou seja, com sinal de baixa definição a plasma se comporta bem melhor! pra finalizar filmes 3D só é legal por algumas semanas, depois vc enjoa um pouco! agora só as crianças assistem a filmes 3D em casa.

  25. Nerio (2 anos atrás)

    Comprei um TV Plasma, pelas opiniões acima vejo que não vou me arrepender, acho que todas tem consumo iguais

Comentários

Get Adobe Flash player