SKY HDTV: uma questão de ajustes?

Por | 27 de October de 2009 | 16 comentarios | TV Paga

tela_sky2

Por Alex dos Santos

receiver_skyDesde maio último, utilizamos o decoder SKY HDTV (leia agora o teste completo) em nossa sala de testes e temos acompanhado a qualidade da imagem e o surgimento de mais canais em alta definição. Alguns filmes e documentários ditos HD estão longe de apresentar o detalhamento proporcionado por esse tipo de resolução. Mas, no geral, a imagem é de alta definição e pode atender às expectativas de quem tem um projetor, TV de plasma ou LCD Full-HD.

No entanto, já recebemos diversos e-mails e comentários aqui no blog de assinantes se queixando da resolução dos canais HD. Por experiência própria, digo que muitos dos problemas relacionados à imagem têm como solução um bom ajuste do TV, além da troca do cabo HDMI que acompanha o decoder por outro de melhor qualidade. Nas avaliações de plasma e LCD com LED sempre procuramos configurar minuciosamente a imagem com o objetivo de extrair o máximo em desempenho de todos os equipamentos envolvidos.

O resultado quase sempre é muito bom, principalmente se levarmos em conta a menor taxa de transferência (ou bitrate) das transmissões por satélite, em relação aos discos Blu-ray (leia mais detalhes em HT&CD nº 158). Sei que para muitos esse ajuste não é tão simples de ser feito, pois exige disco de calibragem e uma boa dose de paciência até o setup ideal. Por isso, decidi agendar com a SKY a visita de um técnico aqui em nossa sala para fazer a calibragem de vídeo, seguindo os parâmetros da THX (veja o vídeo). Em breve, relato aqui os pontos importantes desse ajuste para que você possa experimentar em casa com seu TV.

16 Comentários

  1. Daniel (4 anos atrás)

    Não acho que a calibragem vai ajudar a ter mas qualidade de imagem tanto em canais com resolução 480 e 1080i. Calibragem na minha opinião é algo muito pessoal, cada tem sua preferência, uns gostam de contraste alto, ou uma nitidez baixa, enfim… Pergunto se essa calibragem vai resolver a péssima imagem dos canais Space "HD"e TNT "HD"por exemplo? Lógico que não!! Esses dois canais citados sequer transmitem em HD. Na minha humilde opinião esse serviço de calibragem é jogar dinheiro no LIXO. Não caiam nessa roubada.

    ABRAÇO

  2. Candido Francisco de (4 anos atrás)

    Por enquanto não vou aderir ao novo sistema porque acho muito caro, mas gostaria de saber se além do aparelho tem que trocar a antena parabólica também?

    Grato

    Cândido

  3. bluman (4 anos atrás)

    quando assinei a directv em 1996! a imagem era muito superior e o paperwiew era igual ao dvd,a imagem hoje em dia esta pessima,ha´ uma inversão ,a tv aberta esta muito superior,deveriam entregar imagem hd sem custo,pois vc. paga para isso ! outra coisa insuportavel são aqueles comerciais de 1 hs. na parte da manha.todos os canais que para mim interessam estaõ ocupados pela propaganda ridicula.o minimo aceitavel seria ter uma imagem decente ,possuo um tv fullhd e receiver hd com blu ray e posso afirmar, são poucos programas que realmente se compara a alta definição.não ha´regulagem que de jeito num sinal ruim!!

  4. Éverton (4 anos atrás)

    Sou assinante do HDTV e também acho péssima a imagem dos canais SPACE HD e TNT HD, e também acredito que a calibragem não conseguirá melhorar a imagem deles. Cheguei a ligar para a SKY reclamando, mas eles insistem que a qualidade dos canais são todas iguais (devo estar com problema de visão!). A imagem do canal SPACE, de um modo geral, parece que tem uma "cortina de fumaça" na frente da tela! A melhor imagem, ao meu ver, está no canal GLOBOSAT HD, no Discovery HD e nos jogos do campeonato espanhol em HD (no ESPN as vezes deixa muito a desejar, principalmente quando transmite em 4×3 com "colunas laterais"). O TNT e Space sofrem, também, porque as entradas do canal tem formato 4×3(!), e os filmes são 16×9! Acho que não poderia ocorrer isso quando dizem que a transmissão é em HDTV!

    Uma dúvida que se alguém puder responder agradeço! (perguntar isso no SAC da SKY é mesmo que não perguntar!): todos canais HDTV da SKY transmitem, no máximo, em 1080i, mas as propagandas do CINE SKY HD dizem ser filmes em 1080p! Será?!?!?

  5. Paulo França (4 anos atrás)

    Sinceramente as queixas da SKY são inumeras, pagamos caro por assinatura de HDTV e temos realmente uma imagem desejar com relação a TV aberta.Nos canais normais(480) a nitidez e definição são pessimas em televisores fullhd.Um jogo de futebol em tomadas a distancia so vemos borrões na cabeça dos jogadores, não conseguimos distinguir a pessoa.Pensei ser problema no meu televisor, chamei a garantia que apos uma semana no conserto disse ter ajustado a TV.Enfim qualidade de imagem da SKY é pessima em TVs de boa resolução, na de tubo fica boa.Conteudo continua sofrivel e com repetições na programação que chega ao limite do intoleravel.E agora apesar de ser uma TV paga sofremos com a quantidade de propagandas, principalmente durante o programa.Sempre esperei a chegada de uma Tv fechada pois achava que poderia ver os filmes sem tanta propaganda mas parece as coisas não são bem assim. Então pergunto para que Tv fechada se posso ter um blue ray e alugar meus filmes, comprar meus shows bem mais em conta?e assistir a Tv fechada com excelente imagem em alta definição.Fiz o teste e so espero completar um ano para desfazer a assinatura, foi decepcionante, apesar dos recursos de gravação e replay.Que o bom senso chegue ate a direçaõ da SKY e reverta a triste situação do seu produto.

  6. Éverton (4 anos atrás)

    Olá Cândido, no meu caso só trocaram o receptor, e desceram com mais um cabo (no receptor entra 2 cabos para poder gravar e assistir outros canais ao mesmo tempo, ou gravar 2 canais ao mesmo tempo).

    Caro é, porém posso dizer que ter uma TV Full HD (ou mesmo HDTV) sem a recepção dos canais HD é como ter, digamos, uma Ferrari sem combustível! Apesar de ter praticamente só 10 canais em HD (no meu caso não tenho opção de receber os canais abertos – minha região não tem nenhum), hoje dificilmente eu assisto os inúmeros canais standards da Sky, pois a qualidade do HD "salta aos olhos"! Fora os inúmeros recursos do decoder da Sky, onde gravar os programas é MUITO fácil, poder retroceder na programação ao vivo, assistir um canal e gravar outro ao mesmo tempo, ou gravar dois e assistir o conteúdo do HD ao mesmo tempo!

  7. arnaldojúnior (4 anos atrás)

    Você quer ter qualidade de Vídeo e Áudio, primeiramente você deverá ter equipamentos de qualidade (HDTV, Blu-ray, Receiver, Caixas, Cabo HDMI,Cabo de força) além de uma boa sala. Não despreze um ótimo cabo HDMI e Cabo de Força que faz muita diferença. Equipamentos que veem com cabo de força soldado diretamente no chassi do aparelho, fuja deste!!!

    Cabo de força deve vir separadamente para que você oportunamente faça a troca por outro de qualidade superior. A qualidade vai depender também do teu investimento em equipamentos, pesquise, leia e procure empresas especializadas para tirar suas dúvidas. abj

  8. Anderson Muinhos (4 anos atrás)

    Sou uma das pessoas mais exigentes com qualidade de vídeo. Se você quer ter qualidade invista em equipamento e serviço. No momento o decoder da Net, que recebe via cabo, os sinais se comporta melhor que o da Sky, que recebe os sinais via satélite. Não gaste dinheiro com cabos de força e cabos HDMI de grife. Meu decoder Net HD-MAX usa os cabos que vieram com ele e a imagem, principalmente do Globosat HD, Telecine HD e Multishow HD são MUITO próximas das imagens de Bluray. Sério, sou extremamente crítico e fiz comparativo A/B. Acredito que a Sky comprime o sinal de forma diferente o que causa artefatos e ruído na imagem.

  9. Sergio (4 anos atrás)

    Acontece que a $KY tenta empurrar produtos com upscaling como se fossem HD, e a maior parte de sua programação dita HD é assim.

    171 é o código do crime.

  10. Santos (4 anos atrás)

    A ENROLAÇÃO, FALTA DE CLAREZA E SINCERIDADE DA SKY SÃO ETERNAS!!!!!!! E O BRASIL NUNCA VAI ACORDAR PARA ISSO!!???

    REPAREM O CANAL QUE FAZ PROPAGANDA DOS CANAIS EM HD….REPAREM NA IMAGEM…A IMAGEM É MELHOR, APENAS PARA INSTIGAR QUEM VER A COMPRAR O PACOTE "ENGANAÇÃO HD"!!!! ENQUANTO TEM CANAL QUE PARECE QUE TEM FUMAÇA E NEBLINA NA IMAGEM, KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!

    A SACANAGEM AGORA É EM "HD"!!!!????

    ELES SÃO CÍNICOS E ENRROLÕES!!

    ACORDA BRASIL!!

    QUEM PÁGA ISSO É O CONSUMIDOR!!!!!!!!!

  11. Elias (4 anos atrás)

    Infelizmente tem empresas como a Sky q ROUBA os clientes vendendo algo de que não são capazes de cumprir, na verdade a imagem da tv digital é muito superior na maioria de seus canais, no caso a Sky se acha a última coca-cola gelado do deserto, infelizmente nao temos orgãos de peito para impor o cumprimento do q as tv's pagas oferecem,

    isso pq a Sky sempre tev a cara de pau d dizer q é digital desde 1996!!

    O q esses ignorantes entendem de digital?

    Sendo q na época e até um certo tempo atrás as nossas tv's no máximo tinha vídeo componente, sendo a mesma analógica e opior de td o máximo de conexão q eles tinham no decodificador era a super vhs/

    Agora repito a pergunta como esses ignorantes e ladrões, muitos deles despreparados pois nem sabem o q vendem, nem sabem o q é full hd, o q é tv digital entre tantas e outras iformações técnicas.

    Hoje a sky está transmitindo alguns canais em digital e alta definição sim, mas cobram por isso, e isso é um roubo, como ela pode cobrar algo q vem dizendo à 13 anos q é digital e qd relamente começa a soltar alguns canais em digital começar a assaltar o assinante comvalores absurdo?!!! BANDO DE LADRÕES E IMCOPETENTES!!!

    Eu recomendo sim!!! a troca de cabos e equipamentos de melhor qualidade para que se tenha um desempenho melhor e maior em todo o sistema de aúdio e vídeo, desde cabos de força e de aúdio e vídeo digitais e analógicos e um bom condicionador de energia eles ajudam a melhorar a reprodução do sistema, ao contrário do comentário citado a cima, eu afirmo isso pois sou do ramo!!

    E sugiro a todos os assinates lesados com a Sky a entrarem com uma ação judicial pela enganação e o valor absurdo da cobrança do sky hdtv, sendo q eles não poderiam fazer isso, já q uma vez eles vem anuciando à 13 anos q tem transmissão digital, e qd resolvem fazer isso começam nos roubar ???

    VAMOS ENTRAR COM M PROCESSO JUDICIAL CONTRA A MESMA!! E EU JÁ ETAREI FAZENDO ISSO EM BREVE!!!

    JUSTIÇA É JUSTIÇA!!

  12. Saiba como foi a calibragem THX feita pela Sky  | Planet Tech (4 anos atrás)

    [...] novembro, alguns leitores se manifestaram quanto à eficiência do novo serviço de calibragem de vídeo da Sky na qualidade de imagem, por isso, decidimos mostrar a vocês o resultado desses ajustes em nosso TV [...]

  13. paulinho (3 anos atrás)

    Normalmente os tecnicos da sky não regulan o decodficador para a melhor resolução, que é 1080p, para isso, voce tera que ler o manual, ok e boa sorte.

  14. RAFAEL (1 ano atrás)

    OLA me chamo RAFAEL eu tenho a SKY HDTv e digo com o maior
    Orgulho pois tem a melhor imagem o melhor audio e tem maior quantidade de canais HD do brasil. ALem dos recursos de GRAVAÇAO em casa e GRAVACAO
    A distancia muito legal. Obrigado Sky pelo som e a imagem hd.

    Sky você na frente Sempre…

    ASs::Rafael fan dA sky.

  15. Humberto (1 ano atrás)

    gente !
    vamos parar de reclamar , temos a mania de instalar um produto sem antes de ler o manual.
    tenho uma sky hdtv e uma led. o canal hd é top de linha.
    É PRECISO NO APARELHO HDTV TER UM CABO HDMI , E CONFIGURAR NO APARELHO DA SKY SUA RESOLUCAO 1080P. MAS SUA TV DEVE RECEBER IMAGEM 1080 P , SE NAO NADA FEITO.

    ABRAÇOS

  16. João wilson (9 mêss atrás)

    Na Verdade a sky tem uma qualidade muito ruim mesmo fazendo todas as configurações corretas ñ tem como a imagem não melhora roubo skybosta ah nem canal chega a 1080p

Comentários

Get Adobe Flash player