Comparativo: TV de LED vs plasma

Por | 30 de June de 2009 | 46 comentarios | Televisores

 

Por Alex dos Santos

Depois de avaliar a nova LCD de LED Samsung de 40”, da série 7000 (cujo resultado você confere na edição de julho de HT&CD), agora faremos um teste comparativo entre este modelo e a TV de plasma Panasonic TH-42PZ80LB de 42” (veja aqui mais detalhes). Sei que a dúvida de quase todos os leitores é saber se a tecnologia de LED – considerada a evolução das LCDs convencionais –, consegue apresentar desempenho tão satisfatório quanto à maioria das TVs de plasma.

Foi pensando nisso que decidimos colocar lado-a-lado dois belos modelos que conhecemos muito bem (pois já foram avaliados individualmente). Vamos mostrar as principais diferenças na qualidade da imagem, especialmente, no que se refere a contraste, reprodução de cores e tempo de resposta. Essas são as características mais marcantes para quem busca um televisor para assistir a filmes, além da programação da TV digital.

Por isso, diga para nós o que você quer saber. Mande a sua pergunta em relação a esses produtos. A conclusão do teste você confere na edição de agosto da revista HOME THEATER&CASA DIGITAL.

46 Comentários

  1. Rodney (5 anos atrás)

    Só acho que podiam calibrar, mesmo que porcamente, as TVs antes de fazer qualquer comparativo.

  2. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Olá Rodney,

    A revista HOME THEATER desde que iniciou as suas avaliações de equipamentos, há mais de onze anos, sempre utilizou softwares para calibragem de produtos tanto de áudio quanto de vídeo. Isso porque entendemos que uma avaliação justa, seja individual ou comparativa, deve sempre ser feita de forma a extrair o máximo de desempenho possível de cada produto, e para tanto sabemos que isso só é obtido por meio de um bom ajuste, além do uso de equipamentos e cabos de alta qualdiade. No caso do vídeo que gravamos, as TVs de LED e de plasma não haviam sido ajustadas, algo que fizemos apenas ontem (terça-feira) à noite, com o auxílio de um disco de calibragem da THX, quando tínhamos total escuridão em nossa sala de testes. Se você quiser saber mais sobre como foram os testes e os ajustes realizados, fique à vontade para perguntar.

    Um abraço!

  3. bluman (5 anos atrás)

    a tv da esquerda e´nitidamente melhor em contraste.

  4. Raul Neto (5 anos atrás)

    Salvo melhor juízo, a TV da esquerda (que parece ser a de plasma da Panasonic), tem cores e contraste muito superior ao da TV da direita (que parece ser a de LED da Sansung). Fica, então, as seguintes dúvidas: a) as duas já estavam com a calibragem correta? b) em caso afirmativo, por que pagar uma diferença absurda de preço por uma tecnologia muito inferior à do Plasma (em matéria de qualidade de imagens, é bom deixar isso claro)? Pela comparação preliminar, salta aos olhos as vantagens da Plasma. Aguardemos, pois, pelos resultados técnicos apresentados por esta brilhante equipe da HT. Parabéns, desde logo, pela comparação, ansiosamente aguardada.

  5. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Obrigado Raul!

    Após finalizar a calibragem e o teste das duas TVs, agora temos nossas conclusões a respeito da tecnologia de LED. O que posso lhe afirmar é que essa nova geração de LCD está realmente melhor que grande parte das convencionais com backlight fluorescente e pode rivalizar com os plasmas em algumas situações, como, por exemplo, em locais abertos, iluminados e até mesmo em ambientes escuros. Mas ao apagar as luzes, é facilmente perceptível que o LCD de LED, embora tenha produzido um contraste acima da média (com boas nuances de cinzas), ainda não oferece o preto profundo e as cores brilhantes encontradas no plasma.

    Na próxima semana, colocarei aqui mais algumas observações.

    Um abraço!

  6. josé carlos m (5 anos atrás)

    Olá Alex . Olhando a imagem em sua apresentação a tv esquerda panasonic pareçe apresentar cores mais vivas e um melhor contraste bem superior a tv direita , isso na minha observação. Agora sinceramente estou muito encantado , feliz com a qualidade de imagem que a tv que comprei panasonic full hd plasma PZ800 de 58'' me ofereçe , muito real as cores , contraste e principalmente porque esta minha tv é usada em ambiente bem escuro . Pode acreditar caro amigo , a PZ800 é um super tv panasonic.

    Parabéns Alex, pelo seu talento e todo conhecimento.

  7. Oswaldo Silva (5 anos atrás)

    A plasma esta bem superior e isso porque é plasma normal, imagine quando for compara com uma com tecnologia Neo pdp, falando nisso quando sera que vai ser lançada a Plasma Viera G10 no Brasil? essa Panasonic é muito lerda..

  8. Francisco (5 anos atrás)

    Alex, é verdade que as TVs de LED agora disponibilizadas no mercado brasileiro são de baixa qualidade comparadas com as de LED disponiveis na Europa e EUA?

  9. ALEX MOURA (5 anos atrás)

    Boa tarde, a todos!

    Estou na eminencia de adquirir um tv de led, o valor não esta ajudando.

    Tenho preferncia pela lcd led. Mas, o custo benecfio da plasma tem me tentado a compra la

    ! Quando outras marcas lançarao seus produtos dessa tecnologia (led)?

    Devo esperar por mais novidades ou parto para efetuar a compra?

    Obrigado!

  10. Rubens Pires de Mira (5 anos atrás)

    Caro Alex:esse comparativo é o que eu e acredito muitos leitores da nossa Home Theater estávamos esperando desde o lançamento da tv de LED há mais ou menos 3 meses.Minhas dúvidas são:1)o auto motion plus 120Hz está melhor do que nas lcd anteriores da mesma marca?2)Esse recurso,na sua opinião,é um diferencial importante e que torna as imagens em movimento melhores do que as plasmas ?3)pude verificar que quando as imagens da tv LED são vistas à partir de +- 30graus de angulo tanto na horizontal quanto na vertical,as áreas pretas se tornam azuladas,isso se confirma nos testes?Desde já,grato pela atenção.

  11. Acir Luiz Siqueira (5 anos atrás)

    Qual a diferença de consumo de energia?

    Pelos comentarios acima, e pelo que se pode notar nas duas tvs a da direita é bem superior a qualidade da imagem. Gostaria de perguntar também. das tvs de plasma, a melhr imagem é a Panasonic ? Já havia ouvido este comentario também.

  12. Wilson Monaco Jr (5 anos atrás)

    O que dá pra notar nesse vídeo é a superioridade em apenas um quesito, ângulo de visão, que já sabemos é um dos pontos fracos da LCD perante as plasmas e que, me parece, não ter sido resolvido com a tecnologia LED. Outros quesitos requerem calibração, com certeza. Mas notei uma saturação muito boa nos azuis na LED em alguns momentos, o que pode ser um esperança para o LED nesta batalha. Agora, aqueles que, assim como eu, gostam de chamar muitos amigos pra curtir um filme, vão ter que se render ao plasma. Minha LCD Samsung Serie 5 de 40 é ótima bem de frente, mas basta mudar um pouco o ângulo para certa decepção. Resta esperarmos os resultados!

  13. Gian (5 anos atrás)

    Não sou um expert, mas a meu ver, a TV da direita foi regulada com muito mais brilho do que a da esquerda, alterando assim a aparência do preto (que aparece cinza) e do contraste. Por favor postem um vídeo com as duas TV calibradas da mesma forma. Só assim será possível uma justa avaliação. Estou quase adquirindo uma Plasma Panasonic, mas quero ter certeza de estar comprando a melhor opção. Grato.

  14. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Olá Francisco,

    Essa história de que os LCDs com backlight de LED vendidos por aqui são de baixa qualidade não é verdade. Fiquei quase três semanas com esse TV Samsung da série 7000 e posso lhe afirmar com sinceridade: está entre os melhores LCDs que já vi.

    Um abraço!

  15. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Olá Alex Moura,

    A exibição de imagens em uma TV de plasma ainda é bem diferente de uma LCD de LED. Não posso opiniar quanto a escolha de sua nova TV, mas empresas como Samsung e Sony (além da LG no fim do ano) prometem ter mais novidade em LCDs de LED.

    Um abraço!

  16. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Olá Rubens,

    Obrigado por acompanhar o vídeo! Semana que vem vou colocar um curto mostrando a TVs já calibradas.

    Na minha opinião, o Auto Motion Plus 120Hz é o recurso mais importante na nova geração de LCD, mas sei que não são todos os usuários que gostam. Empresas como Sony, LG e Philips dão outro nome a esse recurso.

    O Auto Motion Plus 120Hz quando ativado na posição mínima ou média faz com que os movimentos se tornem mais nítidos e suaves, por meio de inserção de quadros, especialmente, em filmes, transformando-os em imagens de vídeo. Por isso, não dá para comparar com uma plasma, que sempre vai exibir uma imagem mais próxima da origem.

    Nesta nova linha, percebi que há um modo Personalizado, onde é possível alterar manualmente a fluidez (arraste) e a vibração dos movimentos, para eliminar os problemas no contorno das imagens. Muito bacana!. No caso de imagens com muito movimento, como futebol, F1 e outros esportes, eu já não recomendo utilizar o Auto Motion Plus 120Hz.

    Quanto ao ângulo de visão, o LCD de LED continua com a mesma limitação do LCD convencional e uma variação sensível nas cores da imagem acaba sendo inevitável.

    Um abraço!

  17. Marvin (5 anos atrás)

    Se alguns acreditam que plasma ainda tem "burn in", eu acho que assistir a um filme em uma sala totalmente escura nesta tv de led vai aparecer "burn in" na retina kkkkk… Para a imagem da esquerda ficar ainda melhor, basta desligar a da direita para não aparecer o reflexo…

  18. Hodney Fortuna (5 anos atrás)

    Por incrível que pareça a LCD LED também tem um pouco de burn-in, isso devido o emprego de fósforo na tela para melhorar o contraste.

  19. Planet Tech » Blog Archive » Plasma ultrafino: a volta por cima (5 anos atrás)

    [...] momento em que se fala muito dos LCDs de LED por conta da espessura, a linha 2009 de TVs de plasma da Panasonic, lançada recentemente no [...]

  20. Planet Tech » Blog Archive » Philips só vai ter TVs de LED em 2010 (5 anos atrás)

    [...] comparados mundialmente aos plasmas na questão da qualidade da imagem. Estamos até preparando um comparativo entre as duas tecnologias para nossa próxima edição impressa (e que, lógico, também será comentado aqui no blog). [...]

  21. josé carlos m (5 anos atrás)

    OLA AMIGOS .

    Por gostar de observar varios detalhes no requisito;qualidade de imagem , NUNCA VI até hoje seja qual for a tecnologia e marca , imagem como a plasma PZ800 de 58'' da panasonic. Em termos de imagem essa tv tem um contraste e reprodução de cores sem igual -muito realista ,natural -ou seja cores mais vivas e reais (qualidade extrema das imagens) .

    Visitas de amigos em minha residencia -que possuem projetores, tvs lcds e que curtem como nós a tecnologia , ao ver a PZ800 de 58'' ligada , ficaram impressionados e querem também a PZ800.

    Sou um apaixonado por tv-tecnologia-qualidade de imagem e sei que essa tv é demais ligada ou não no dvd player blu-ray !!!!…….

  22. Luis Santos (5 anos atrás)

    Gostaria de saber qual a resolução dinâmica das LED, alguém tem essa informação??

    Será que ela consegue bater as plama mesmo? E o contraste estático, qual é o da LED??

  23. Luis Santos (5 anos atrás)

    Ao assistir o vídeo, percebi uma leve diferença entre o tamanho das imagens na tela, me pareceu que na Panasonic a imagem era mais compactada, isso procede ou fui só eu que percebi isso? Isso ocorre em algumas telas por causa do processador…

    Gostaria de saber como foram ligados esses televisores, as imagens saíram de uma mesma fonte??

    Realmente no ambiente escuro a Plasma superou em muito a LED.

  24. Luis Santos (5 anos atrás)

    Gostaria de salientar a diferença de contraste entre as duas telas, é brutal.

    Percebam no teste e pausem a imagem qdo aparece um homem de blusa listrada e atrás desse homem estão outras duas pessoas por volta de 42 segundos de vídeo. Na Led não se pode ver diferenças de cores e as linhas de fundo na parede se perdem. As tonalidades de cenas de fundo praticamente não existem, isso é falta de contraste.

  25. Luis Santos (5 anos atrás)

    Notem a grande diferença de contraste entre as duas tecnologias , se realmente estiverem calibradas da melhor maneira para cada tecnologia a Led fica muito atrás.

    Percebam nos 42 segundos de vídeo a diferença. É uma cena onde há uma homem de camisa listrada na frente e duas pessoas atrás, ali pode-se perceber as cenas de fundo e as diferenças de traços e detalhes, isso é contrate. Pausem nos 42 segundos e percebam isso.

  26. Paulo Soares (5 anos atrás)

    Prezado Alex,

    Comprei uma tv Panasonic TH-42PZ80LB seguindo as referencias de boa qualidade dos forums do Planettech. Gostaria, se possível, de saber como calibrá-la, para ter uma imagem melhor. Poderia ter essa informação? Obrigado!

  27. emanuel (5 anos atrás)

    favor esclarecer uma duvida

    a tv é LCD iluminada por LED?

    ou a tela é composta por LEDs?(cada ponto um Led)?

    se for só iluminada por led desisiti de comprar agora!

    pois traria poucos avanços em relação ao LCD

  28. RaPha (5 anos atrás)

    No fim das contas essa linha Led Lcd ainda não supera em minha opinião as Tvs de Plasma: Samsung A610, e as Panas PY e PZ, que são ainda das linhas de 2008/09, então que venham as Plasma Neo PDP.

  29. Alex dos Santos (5 anos atrás)

    Olá Luiz Santos,

    Obrigado pelos comentários! Caso queira saber mais detalhes sobre como foram os testes e os critérios utilizados, sugiro que adquira a Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL que está nas bancas. Em tempo, fizemos também um teste individual com o LCD de LED da Samsung, veja:

    http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_tes

    Um abraço!

  30. Carlos Alberto Sim&o (5 anos atrás)

    Boa tarde.

    Realmente está mesmo complicado de se adquirir uma TV hoje em dia.

    São tantas no mercado, que o próprio vendedor se atrapalha na venda.

    Temos uma dúvida cruel, Plasma, LCD, LED, e agora a Plasma Slim………

    Sinceramente assim fica difícil tomar uma descisão.

    Gostaria de uma opinião.

  31. ademir aires (5 anos atrás)

    Morram de inveja XBR 9 ,é dose na sala com 240HZ ,sem escurinhos na sala,

    demais .Olhei nas lojas gabaritadas um LED cheio de lampadas etc etc etc e continuo com minha marca preferida. é muito escura e ainda

    põe o filme do batman ,isso acaba com qualquer tv de LED.resumindo até

    agora as XBRs são embatíveis até porque já eram melhores em tubo

    perguntem a quem tem uma.

  32. josé carlos m (5 anos atrás)

    OLA AMIGOS .

    Não sei não , mas eu acho que talvez alguém esteja enganado , ou eu não entenda mesmo de tv , se tratando em qualidade de imagem em seus principais requisitos . Já presençiei várias tvs lcd ligadas , e agora também tvs de led , mas não consigo encontrar uma que supere a que comprei PZ800 58'plasma da panasonic .Não posso destacar aqui , mas comprei por indicação de um amigo altamente profissional neste assunto e que destacou dizendo ;'se vc tem um ambiente escuro e valoriza extrema qualidade de imagem , adquire de olhos fechado a PZ800 da panasonic " . E assim comprei , e nunca até hoje conheçi uma tv igual . FALOU EM QUALIDADE DE IMAGEM FALA NA PLASMA DA PANASONIC VIERA PZ800. UM COLORIO PARA OS OLHOS !!!

  33. ALEX PERES (5 anos atrás)

    Senhores, não existe TV LCD de LED, ou ela tem tecnologia LCD ou LED ou até mesmo PLASMA…

  34. TV LCD tem gravador de Blu-ray embutido | Planet Tech (4 anos atrás)

    [...] com acabamento em três cores diferentes (branco, preto e vermelho) que, embora ainda não tragam iluminação traseira de LED, mantém o gravador de Blu-ray, porém com maior velocidade de gravação (até 7x) e segundo a [...]

  35. Lázaro de Cam (4 anos atrás)

    Tenho uma dúvida cruel em relação a LED tv, existe mesmo o burn-in?Se existe qual possíbilidade do mesmo afetar a qualidade da imagem?

  36. Alex dos Santos (4 anos atrás)

    Caro Lázaro,

    Para responder as suas dúvidas, sugerimos uma leitura nesses artigos:

    http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_art

    http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_art

    http://planetech.uol.com.br/?p=8122

    Abs.

  37. Humberto Nelson de J (4 anos atrás)

    A qualidade da imagem fornecida atualmente pelas emissoras de tv restringe o foco do custo benefício ao menor consumo de energia da tv de led,produto de alta tecnologia e fácil operação.Alem do recurso da Time Machine,apesar das restrições legais contra pirataria.

  38. Rodrigo (4 anos atrás)

    Olá,

    Vocês podem referenciar uma matéria que ilustra os tipos de softwares e equipamentos para se efetuar uma boa calibragem nas Tvs plasma e LCD?

    Abs !

    Rodrigo Oliveira.

  39. Alex dos Santos (4 anos atrás)

    Caro Rodrigo,

    Sugerimos que adquira as revistas Home Theater edições nº 107 e 141, onde publicamos matéria sobre de calibragem de sistemas de A/V.

    Abs.

  40. Alexandre (4 anos atrás)

    Ridiculo,

    A revista podia ter feito isso agora durante a copa. Pq é agora que as pessoas estão mais comprando tvs e por isso precisando de saber as diferenças, vantagens e desvantagens. Mas de todo modo achei a melhor forma de comparar as tecnologias pois vcs vao abrir pra que os leitores perguntem e conduzam a comparação.

    Esse erro no timing é que é de lascar.

  41. Marlon (4 anos atrás)

    Tenho ums Sansung de 42″ de plasma ja fazem 2 anos e realamete nao vi menhuma melhor no mercado ..um contrate e a nitidez das cores sao realmnte o ponte forte , mesmo com claridade a imagem e otima …….ainda nao encontrei nada que justifique a troca ….

  42. oliverio costa (4 anos atrás)

    bom dia,olha tenho uma duvida comprei uma tv lc led marca philips 32 polegada,depois da compra fiz um comentario pra um amigo referente a tv.ele logo me falou e otima tv mais vi um comentario que ela so tem vida util de 10 mil horas lhe perguto isso e real ou e informaçoes que não condiz com a verdade…

  43. Alex dos Santos (4 anos atrás)

    Olá Oliverio,

    Sinceramente, não conhecia essa informação a respeito das TVs Philips.

    Abs.

  44. CELSO PAULA (4 anos atrás)

    Tenho a mesma panasonic exposta no teste. Pra ser sincero quando a LED foi lançado pensei q a tecnlogia fosse superar as LCD E PLASMA, mas me enganei, pois quando assisto uma LED, vejo muito brilho, bem diferente d contraste e das cores vibrantes da TV de PLASMA DA PANASONIC! Acho q a minha próxima TV vai ser a sugestão d José Carlos, a TV de "58 polegadas P8000". Apesar do consumo ser um pouquinho alto, o processamento da imagem de 600hz é espetacular e compensa, se comparado com as da LCDS de 80hz que deixam rastro na tela e as LEDS q dão muito problema…kkkkk

  45. Eduardo (3 anos atrás)

    Quero comprar uma tv dessa, mas estou em duvida se realmente é boa (TV Plasma 42" LG 42PJ350, Entrada HDMI, Conversor Digital Integrado, HDTV, USB Divx, Entrada para PC, TruMotion 600 Hz, Smart Energy Saving, Intelligent Sensor)

    Grato, aguardo resposta

  46. Alex dos Santos (3 anos atrás)

    Olá Eduardo,

    Ainda não avaliamos esse modelo da LG. Sugerimos que vá a um ponto de venda com um filme em Blu-ray, que você conheça bem recheado de cenas escuras e imagens rápidas, para tirar suas próprias conclusões.

    Att.

Comentários

Get Adobe Flash player