Vem aí a TV digital rural

Por | 18 de May de 2009 | 8 comentarios | TV Paga

vem-ai-a-tv-digital-rural

Por Ricardo Marques

Os “boatos” estão fortes e apontam para testes, no interior do Rio de Janeiro, já em outubro desse ano. O projeto, batizado de TVDR, pretende atingir cerca de 15 milhões de parabólicas, espalhadas pela área rural do País, e que ficarão, literalmente, sem sinal de TV quando a transição da transmissão analógica para digital acabar.

Tudo bem, vai demorar muito tempo para que isso ocorra, mas é a velha máxima da indústria: quem sai na frente, ganha mais. E nesse caso, a TV Globo parece estar bem atenta. Quem está trabalhando com a emissora é a Thomsom, que desenvolve a maioria das caixas decodificadoras que temos em nossas casas (TVA, SKY, NET, entre outras). As empresas estão projetando decoders e pequenas antenas parabólicas que, em associação com um chip, rastrearão o local da residência e direcionarão o sinal para a retransmissora mais próxima.

Se você mora no interior da Bahia, receberá o sinal digital da afiliada da Globo de Salvador, com os comerciais e telejornais locais. Agora, amplie isso para um universo de 15 milhões de pessoas que passarão a receber esses sinais. Pronto, entendeu o porque desse “boato” ser realmente forte? Pense no poder de negociação com os anunciantes?

FONTE: Folha On-line

duvidas_ptech

8 Comentários

  1. Fernado Amaral (5 anos atrás)

    Caro redator,

    Não se pode acreditar em tudo que se lê e é publicado! A materia veiculada pela Folha é incompleta , contem informaçoes erradas e equivocadas.

    A Globo é somente uma emissora dentro da programaçao livre disponibilizada no satelite analógico B1. Neste satelite voce encontra a Rede Globo Rio de Janeiro. Os demais satelites (B3,B4 e C2) transmitem sinal digital. Todas as emissoras, EXCETO a GLOBO que está codificada, estão presente nestes satelites. O que a Globo está fazendo e garantir que seu sinal que está fechado " codificado" por razoes comerciais com as suas afiliadas, passe a ser recebido nas áreas de seu interesse (GLOBO) quando a transmissao analógica deixar de existir.

    Acredite! A Rede Globo nao tem interesse algum pelo povo. Na verdade o que ela esta fazendo é para resguardar seus interesses comerciais e não ficar fora do satelite nos 15 milhoes de lares atendidos por parabolicas.

    Ah, mais uma informaçao! Banda C; analogico ou digital, o sinal é recebido por antena parabolica de no minimo 1,80m de diametro. Dizer que o sinal sera recebido por antena semelhante a SKY (Banda KU) é coisa de quem nao tem noçao do que esta publicando. Voces da Home Theater sabem disso. Muitas abobrinhas foram escritas por este pseudo reporter e isto so esta criando confusao no mercado! Procurem saber mais sobre o assunto. Que tal perguntar a Thomson?

  2. klayton (5 anos atrás)

    tomara que seja verdade. Assim todos que compraram tv lcd possam desfrutar da tv digital . eu já estou a 1 ano tentando desfrutar desta tal tv digital hd

  3. Felipe Mota (5 anos atrás)

    Espero que nao seja caro o quando estiver disponível. Porque, embora possa receber no analógico em casa, gostaria de ver em HD. Coisa que hoje com a minha parabólica não dá!

  4. Interior do Rio já tem TV Digital Rural | Planet Tech (4 anos atrás)

    [...] terrestres, a rede Globo inaugura no Rio de Janeiro a TV Digital Rural (leia mais detalhes aqui). O novo sistema permite a captação de sinal HD da emissora carioca, bem como de outras que [...]

  5. J. (4 anos atrás)

    Claro está que a Globo ficará isolada nessas suas pretensões. Parece que deu um tiro no pé por antecipação. E as concorrentes ? O que tem elas de novidades a respeito ?

  6. rodrigo (4 anos atrás)

    sequer poderemos receber o sinal terrestre

    somente o satelial

    isso acaba por enganar mta gente

    tudo bem que o nome explicita bem "rural"

    mas é uma sacanagem não poder misturar para a thomsom poder vender mais

    isso que eu chamo de sacanagem global

  7. Elcilane Gonç (4 anos atrás)

    No estado do Espirito Santo ja possui tv digital rural/?

  8. werther (3 anos atrás)

    eu queria saber se com esse receptor digital rural vou receber o sinal de radios de outros estados do pais .

Comentários

Get Adobe Flash player