LCD x LED: o consumo de energia é menor?

Por | 15 de May de 2009 | 49 comentarios | Televisores

Por Ricardo Marques

Melhor nível de contraste, maior gradação de cores e espessura na casa do um centímetro. Esses são os benefícios mais conhecidos das TVS de LED, nova tecnologia que começou a chegar no Brasil esse ano.

Porém, cada vez mais alinhados com a chamada “tecnologia verde” os fabricantes estão procurando soluções que agridam menos a natureza, como a eliminação de chumbo no processo de fabricação, opções para coleta de baterias usadas e, claro, diminuição no consumo de energia. O vídeo acima mostra, lado-a-lado, um televisor LCD e um LED com um painel mostrando o consumo em tempo real.

A diferença, como se vê, é significativa e, além de fazem bem pra natureza, fará bem para o bolso. Bom pra todos!

duvidas_ptech

49 Comentários

  1. Rodney (5 anos atrás)

    Pelo preço que eles estão cobrando não vai fazer bem algum pro bolso, a não ser que vc ache que é bom ficar com os bolsos bem leves, pq eles vão ficar vazios

  2. Edson (5 anos atrás)

    Acho que ainda o sistema LED não é bem barato como o jornal esta falando de aqui a 10 anos ele se tornara mais barato, com a descida dos preços das tvs agora não adianta sonhar acordados, esse luxo esta para muita pouca gente quase insignificante

  3. Alexandro (5 anos atrás)

    Por que LCD x LED? As tvs de led são LCDs com iluminação por LED, e as LCDs comuns usam iluminação por lampada fluorescente!!!

  4. superbike (5 anos atrás)

    Bem que poderia ter um painel das beberronas plasmas ai no meio…

  5. Rafa (5 anos atrás)

    A primeira tela de LCD foi feita em 1972.

    Somente em 2007 as vendas mundiais de TVs de LCD ultrapassaram as TVs de CRT.

    Além do LED hoje tem TVs de OLED, a laser, combinações dessas tecnologias, etc.

    Cada um defende a sua nova TV pra ganhar todo o dinheiro sozinho. É só isso que interessa. Até isso acontecer o preço de cada uma delas vai continuar a ser um absurdo.

    A minha LCD de 52" tem ainda 60.900 horas de vida, até lá muita coisa nova já apareceu. Hehee.

    Mas tendo bastante sobrando, por quê não? Só não esqueça do futuro, hein! :D

  6. Jadson (5 anos atrás)

    "Por que LCD x LED? As tvs de led são LCDs com iluminação por LED, e as LCDs comuns usam iluminação por lampada fluorescente!!!"

    Não é a mesma coisa. Existem TV de LCD com iluminação por LED, que já melhora a imagem e a espesura, mas existem as TV totalmente feitas com LED. Que são melhores ainda. Até agora só vi a sony produzir comercialmente uma TV LED de 11'' que custa alguns milhares de dolares.

  7. Felipe Mota (5 anos atrás)

    Alexandro, boa explicação, mas LCD x LED me parece que é por causa do vídeo, que tem uma tela LCD contra um tela de LED.

  8. Carlos Alexandre (5 anos atrás)

    Encontrei ela à venda no Brasil, 52" por 30 mil reais.. ainda acho um pouco caro… Vamos esperar difundir mais a tecnologia..vem aí a TV 3D também..

  9. Fernando (5 anos atrás)

    Bom pro bolso? Só se for o do fabricante.

  10. Marvin (5 anos atrás)

    Que se dane o consumo de energia! Quando eu compro uma TV eu quero ter a melhor imagem, portanto, não abro mão do plasma… Muito melhor que as imagens borradas da maioria das LCDs. De led ainda não vi pessoalmente, mas vai ter que ser muito melhor que o LCD para justificar o preço exorbitante. Caso contrário, o que adianta o consumo menor se você vai ter que usar o aparelho uns 5 – 10 anos para recuperar o valor a mais que você pagou… Até lá, como comentou RAFA, outras "coisas" novas irão aparecer…

  11. Joseph (5 anos atrás)

    Alguém poderia me dizer o que aconteceu com o tão falado O-LED?

  12. Ricardo Marques (5 anos atrás)

    Olá Joseph, hoje a tecnologia é mais usada na produção de displays para dispositivos portáteis. Os fabricantes consideram a tecnologia muito cara para telas grandes. Há também muitos protótipos de telas flexíveis, essas baseadas basicamente em OLED.

    abraço!

  13. Raul Neto (5 anos atrás)

    Ricardo, até agora ninguém explicou, de forma clara, se estes LCDs com LED são realmente MELHORES, isto é, o ganho na qualidade de imagem é realmente significativo (clareza, limpeza, precisão de movimentos, brilho, cor e taxa de contraste). A mim, pessoalmente, interesse menos a espessura e a economia de energia e mais a qualidade da imagem, que, no frigir dos ovos, é o que realmente importa. Poderia me dizer se houve um ganho significativo que justifique o investimento? Obrigado e abraço.

  14. Camila (5 anos atrás)

    vcs já testaram o sistema de som desses aparelhos?

  15. Aldo (5 anos atrás)

    Ô, gurizada medonha.O mais importante é nos preocuparmos com a qualidade da imagem apresentada pelas novas tecnologias,LED backlight, LED, O-LED.É natural que o preço(de lançamento) seja salgado, mas loguinho cai lá embaixo.Na Copa do Mundo de 2006 vendiam-se no Brasil televisores de plasma, com resolução de 480 linhas(portanto nem HD eram) por R$ 7.999,00.Aguardemos, portanto.Só que também corre-se o risco, como já comentado, de acabarmos não comprando nada, tal a "velocidade" com que surgem e se anunciam novas tecnologias.

  16. Raul Neto (5 anos atrás)

    Prezado Ricardo, aguardo, ansiosamente, a resposta à pergunta acima formulada. Obrigado pela atenção e pelo espaço concedido.

  17. Ricardo Marques (5 anos atrás)

    Oi Raul, que sinuca de bico, hein? Afinal, temos amantes da tecnologia LCD e amantes da tecnologia de plasma (sem falar daqueles que não trocam seu projetores CRT ou DLP por nada). Gosto é algo muito pessoal e, nesse sentindo, acho bem difícil cravar uma opinião. Prefiro mostrar as vantagens e as desvantagens de cada tecnologia e deixar que vocês usem espaços como este para darem a opinião.

    De qualquer forma, em breve poderei esclarecer essa sua dúvida, ou parte dela, já que receberemos dois TVs de LED (de fabricantes distintos) para testar. Ah, e faremos em nossa sala de testes, com os equipamentos de referência e nas condições que nós consideramos ideal. Algo que poucos veículos podem oferecer. Aí, fica bem mais fácil dizer pra você qual o ponto forte da tecnologia de LED.

    um abraço, e continue nos acompanhando!

  18. Raul Neto (5 anos atrás)

    Obrigado pela gentileza de responder a minha pergunta. Continuo fã deste espaço – democrático – sobre tecnologia. Abraço a todos.

  19. Raul Neto (5 anos atrás)

    Ah, e ficarei no aguardo do resultado dos testes. Valeu!!

  20. Luiz Eduardo Dutra d (5 anos atrás)

    Olá Ricardo, também ficarei no aguardo dos testes que farão com a n ova tecnologia de Led x Lcd, estou por comprar uma de LCD (a Philips 52" ambiligth, mas já tô a fim de esperar um pouco mais e ver se esta outra não é melhor. grato

  21. Mascarello (5 anos atrás)

    Sejamos francos, não faz o mínimo sentido discutir! A começar pelo Full HD. A menos que você sinal (HD), sky HDTV ou similar, um PS3 ou blu-ray player não adianta nada ter uma TV Full HD em casa HOJE. Como somos todos entusiastas do futuro, vamos lá, vamos comprar a Full HD hoje esperando o que os "sinais" passem a ter toda essa qualidade para usufruirmos da resolução máxima de nossas TVs. Contraste de 3.000.000 no fim isso só ajuda mesmo na loja afinal a loja sim é ultra-iluminada ou (não se pode controlar a luminosidade) ao menos que você goste de se exibir mesmo e queira colocar uma TV 52" na parede da piscina, ao lado da churrasqueira, essas TVs estão em nossas casas em lugares bem determinados, quase a altares, onde além da TV estão também o potente sistema de som e todos os outros aparelhos legais. Ou seja no "home theater" da casa, portanto o contraste, ótimo para ambientes sem controle de luminosidade não se aplica para esses ambientes feitos para ficarem escuros e confortáveis enquanto o entretenimento para na tela! Por fim o preço… sempre ele! Tem gente que simplesmente gosta de ser pioneiro e vai sempre pagar caro por isso, chamo esses caras de sortudos! É isso ai, o cara tem que ter sorte afinal paga 2x, 3x, até 4x mais pela mesma coisa. Hoje existe no mercado LCD Full HD 46" por 3.000,00 quanto a similar LED Full HD 46" esta uns 7.800,00. Tudo bem ela só tem 3cm de espessura mas eu não quero assistir a espessura dela, quero a tela de 46" inclusive ela vai para um painel, de frente a diferença entre 3cm e 10cm da primeira fica quase imperceptível. Os dois equipamentos tem baixo consumo de energia sendo o LED ainda mais baixo… bem ai é matemática 3.800,00 daria mais ou menos 6 anos da conta de energia da LCD isso sem sequer desligar ela, pense nisso! Por fim a questão ecologica, ok a LED venceu não tem mercúrio ou outro metal pesado. E esse realmente é o ponto temos que primeiro substituir todas nossas lâmpadas em casa por lâmpadas led. Para de comprar produtos em empresas que não usem led. Ir a shopping iluminados apenas por led e procurar cinemas leds aos invés de projeção de lúmens… enfim se o led é tão melhor assim porque começar TV?

  22. Mascarello (5 anos atrás)

    Sejamos francos, não faz o mínimo sentido discutir! A começar pelo Full HD. A menos que você sinal (HD), sky HDTV ou similar, um PS3 ou blue-ray player não adianta nada ter uma TV Full HD em casa HOJE. Como somos todos entusiastas do futuro, vamos lá, vamos comprar a Full HD hoje esperando o que os “sinais” passem a ter toda essa qualidade para usufruirmos da resolução máxima de nossas TVs. Contraste de 3.000.000 no fim isso só ajuda mesmo na loja. Afinal a loja sim é ultra-iluminada ou não pode controlar a luminosidade, ao menos que você goste de se exibir mesmo e queira colocar uma TV 52? na parede da piscina, ao lado da churrasqueira, essas TVs estão em nossas casas em lugares bem determinados, quase a altares, onde além da TV estão também o potente sistema de som e todos os outros aparelhos legais. Ou seja no “home theater” da casa, portanto o contraste, ótimo para ambientes sem controle de luminosidade não se aplica para esses ambientes feitos para ficarem escuros e confortáveis enquanto o entretenimento para na tela! Por fim o preço… sempre ele! Tem gente que simplesmente gosta de ser pioneiro e vai sempre pagar caro por isso, chamo esses caras de sortudos! É isso ai, o cara tem que ter sorte afinal paga 2x, 3x, até 4x mais pela mesma coisa. Hoje existe no mercado LCD Full HD 46? por 3.000,00 quanto a similar LED Full HD 46? esta uns 7.800,00. Tudo bem, ela só tem 3cm de espessura mas eu não quero assistir a espessura dela, quero a tela de 46? inclusive ela vai parar em um painel, de frente a diferença entre 3cm e 10cm da primeira fica quase imperceptível. Os dois equipamentos tem baixo consumo de energia sendo o LED ainda mais baixo… bem ai é matemática 3.800,00 daria mais ou menos 6 anos da conta de energia da LCD isso sem sequer desligar ela, pense nisso! Por fim a questão ecologica, ok a LED venceu! Não tem mercúrio ou outro metal pesado. Se esse realmente é o ponto, temos que primeiro substituir todas nossas lâmpadas em casa por lâmpadas led. Parar de comprar produtos em empresas que não usem led. Ir a shoppings iluminados apenas por led e procurar cinemas leds aos invés de projeção de lúmens… enfim se o led é tão melhor assim porque começar pela TV?(corrigido)

  23. Chará - Marqu (5 anos atrás)

    O Mascarello de ser iluminado por"LDE´S",tamanha é a clareza na "Tela" do discernimento dele ao abordar este tema.Parabéns! Falou tudo!!!…

  24. Marco Vilarinho (5 anos atrás)

    Bom dia.

    Gostaria de saber bem claramente qual a diferença entre PlasmaXLcdXLed.

    Obrigado.

  25. Milhao (5 anos atrás)

    Mascarello flou tdo mm. Economia e chavedo de fabricante pra vender. qm compra um tvs assim , naum vai sentir falta de miseros 50 conto por mes pra larga a tv ligada. isso chutando alto.

  26. Enio (5 anos atrás)

    Pelo Amor de Deus!!! Tenham dó meu dinheiro não dá em árvore tv de R$ 6.000,00, desse preço só pra ver Deus, temos que aguardar todos fabricantes lançarem essas tvs de LED. É como a maioria dos celulares quando são lançados, você paga um absurdo e depois passa na loja e está lá pela metade do preço que você comprou.

    Até o momento só vi essas tvs LED lançadas pela Samsung, e os outros fabricantes onde estão? Sem concorrência não da pra encarar.

  27. Miguel (5 anos atrás)

    Falando em Consumo amigo eu utilizo um monitor LCD da Samsung 1680×1080 e 2ms e um receptor de TV, comprei na epoca o monitor por 700,00 e o receptor por 100,00 economizei na compra mas em contra partida as cores saum bem fortes serah q eu gasto mais energia do q se tivesse comprado uma tv lcd normal????

  28. andre colares (5 anos atrás)

    ricardo e entao, qual o resultado do equipamento??

  29. Mateus Erdmann K&uum (4 anos atrás)

    Muito show a inovação tecnológica buscando a redução do consumo das televisões além da minimização do uso de componentes tóxicos na produção das TVs. O problema é que realmente ela ainda é muito cara. Está quase 3 mil a mais que as comuns. Se como no vídeo ela consome 0,05kw/h menos comparada a convencional, isto significaria que para você compensar os 3000 investidos, precisaria ficar 60 mil horas com tv ligada. Se eu uso 6 horas por dia de TV, isto resultaria em 10 mil dias ou 27 anos! 27 anos para se pagar é muito tempo, espero que estas tecnologias amadureçam muito mais!

  30. Luis Fernando (4 anos atrás)

    Pelo que entendi existe pouca diferença entre a qualidade da imagem de uma TV LCD e TV LED! Estou em vias de adquirir minha primeira TV com tal tecnologia e a julgar pelos comentários postados, nos dias atuais não é vantagem pagar tamanha diferença de preço adquirir uma TV LED. Como pretendo adquirir uma TV de 46" alguem tem alguma indicação a me fazer?

  31. Papo de vendedor sobre TVs LCD de LED  | Planet Tech (4 anos atrás)

    [...] de um LCD simples de mesmo tamanho, chegando a uma economia de 36%. Embora as LCDs de LED tenham uma boa eficiência energética, não podemos dizer que elas “não consomem quase nada”. Quanto ao design, finalmente, o [...]

  32. Babi Siqueira (4 anos atrás)

    Não, não… Essa LED da Samsung para mim foi um lançamento precoce e com preços absurdos, agora que estão abaixando, porém a maior concorrente já lançou modelos tão bons quanto e a galera já percebeu que não vale pagar uma LEd Samsung, LG lançou Scarlet II e já dá pra concorrer, as TVs que gravam e têm pausa ao vivo são todas diferenciadas por isso as prefiro.

  33. junior (4 anos atrás)

    Olá alguem pode me ajudar, estou louco pra comprar um tv, estou muito confuso, plasma , lcd ou led, vamos lá tenho uma salaque entre o sofa e a parede dá uns 2,90 mts, e tem uma janela bem grande e iluminada, esotu disposto a gasta até uns 3 mil em uma tv.

    Dai começa a duvida, plasma 42", lcd 32" ou 42" ou led 32".

    Quero uma tv principalmente para jogar X-box 360, ver tv no azbox e ver filmes.

    Oque voces me indicam, esotu muito confusso.

  34. Allan (4 anos atrás)

    Eu tenho uma Scarlet II e o consumo de energia é bem baixo é só mexer na função que proporciona economia de energia através do ajuste do nível do brilho da TV.

  35. RONALD (4 anos atrás)

    concordo plenamente com o colega Mascarello.

  36. Bruno (4 anos atrás)

    Algumas lcds chegam a consumir até 69% menos energia que uma plasma por exemplo, será que a LEd chega a tanto? Acho que depende da tecnologia do painel né…

  37. gabriel (4 anos atrás)

    Infelizmente qualquer tecnologia "amiga" do meio-ambiente é lançada no mercado com preços absurdo já que as "não amigaveis" ainda dominam o mercado e são, teoricamente, mais baratas. No dia que se penssar em ecologia e preservação da natureza, pode ser que os lançamentos "verdes" sejam colocados no mercado para substituir de vez os "não verdes" mas com preços acessíveis.

  38. Fernando (4 anos atrás)

    As tvs com tecnologia ips de painel são muito mais econômicas, elas possuem a função "Energy Saving, que ajusta o brilho da tela de acordo com a luminosidade do ambiente…

  39. Ed (4 anos atrás)

    amigos so pra diexar claroo

    Lcd com painel de lampadas e Lcd Led com paines de (diodos emissores de luz)

    Os dois ultilizam tecnologia LCD !!!

    abs

  40. CIDA (4 anos atrás)

    GOSTARIA DE COMPRAR UMA SAMSUNG 32' LED E QUERIA SABER INFORMAÇOES SOBRE ESTA TV

  41. KAKÁ (4 anos atrás)

    Pombas , QUE LOUKURA !!!!!!!!!! É MUITO PRA MINHA CABEÇA…..LED.. LCD… PLASMA.. OLED… CARAMBA O QUE EU COMPRO…??

  42. brendha lee (4 anos atrás)

    não deixe a geladeira aberta

  43. Lindsay (4 anos atrás)

    Muito legal o vídeo. Será que essa led possui tecnologia ips para ser tão economica assim?

  44. Aldo Mello (4 anos atrás)

    Quer dizer q quanto mais brilhante a Tela, melhor é a imagem?

    Vc vai assistir um filme na penumbra com a tela q parece uma lãmpada ofuscante.

    Engraçado isso.

    []s.

  45. Flavio Luiz (4 anos atrás)

    Olá! Eu tenho um LED32 e já tive um LCD42 A clara diferença é que em minha casa o LCD chamava muitos Bichinhos de Postes na minha tela!!!O LED bom fica pra depois! O melhor de tudo isso é ler isto tudo acima num Monitor CRT "tubãoo"" Embaçado! r'ss!! O melhor é a minha tv é a sua tv !!!Apenas o que podemos comprar!!!

    Abraços!

  46. Janilson (4 anos atrás)

    A preocupação com o consumo de energia é algo que o Brasil e o povo brasileiro deve perseguir em nome do desenvolvimento da nação e das futuras gerações. Não podemos ter pensamento retrógrado igual às pessoas elitistas do meio político que estão ainda colonizando essa nação e dela retirando os impostos do povo para abastecer a própria barriga e saciar a sede das madames por roupas, jóias, perfumes e glamour.

  47. ROSANA (3 anos atrás)

    comprei uma tv sendo de LED ,e no site da philips fui informada que é LCD com iluminação em LED.qual a diferença?.Será que fomos enganados?

  48. jose donadio (3 anos atrás)

    Acho que não e bem o que estão falando sobre a economia de energia eletrica nas LEDS junto as LCDS, já pesquizei tv 37 LED e LCD full hd da LG e ambas consomem 160w, cade a economia nas LEDS ?, as unicas tv que realmente economizam energia são as das thosibas, pesquize e verá. o problema e que a tecnologia das LCD thosiba estão um pouco atrazada, como contraste e tempo de resposta. Já as LEDS parecem ser boas, porém o preço e bem superior aos concorrentes. Que dúvida cruel o q

  49. willames (3 anos atrás)

    sim a panasonic tambem esta na duvida pois eu tenho um xbox ajuda ai filips panasonic ou toshiba led ou lcd. sim epra jogar xbox 360 principalmente agradeço .

Comentários

Get Adobe Flash player