Por que sumiram os gravadores de DVD?

Por | 20 de April de 2009 | 320 comentarios | Blu-Ray, TV Paga

gravadores_dvds

Por Alex dos Santos

Você pode até fazer uma pesquisa na web, mas só vai encontrar à venda em lojas oficiais apenas um modelo de gravador de DVD de mesa – Samsung DVD-R170 –, que parece também caminhar para a extinção. Pelo menos foi o que constatei nessa última semana quando respondia uma questão levantada por um leitor da revista HOME THEATER&CASA DIGITAL.

Perguntei o porquê do desaparecimento dos gravadores de DVD para Alessandro Batista, Analista de Produtos da Panasonic, que até o ano passado mantinha em linha dois modelos: o DMR-ES15 e o DMR-EH55. Segundo o executivo, “no que se refere a vídeo, a empresa pretende focar as ações de marketing e desenvolvimento no formato Blu-ray”, que tem resolução seis vezes superior ao DVD. O problema é que não há nem previsão de lançamento de gravador de Blu-ray de mesa aqui no Brasil, a exemplo do que ocorre em países como Japão e Coréia.

Com a ausência de modelos da LG, Philips, Samsung, Semp Toshiba, Sony, além da Panasonic, a solução para quem deseja guardar para sempre conteúdos de A/V é adquirir um gravador de DVD (ou de Blu-ray) embarcado em PC. Outra idéia é partir para um conceito diferente de gravador de vídeo digital (PVR), como o modelo da Topfield.

Nos próximos dias, tentarei falar com outras empresas, para colocar aqui mais novidades sobre esse assunto. Mas e você: o que está achando desse “sumiço” dos gravadores de DVD?

320 Comentários

  1. Daila (1 ano atrás)

    Ola,

    Teno um gravador de mesa da Samsung que funciona quando quer e reproduz só o que quer, enfim, no primeiro ano de vida passou a maior parte do tempo na assistencia tecnica. Saiu da garantia e continuei brigando com a samsung por mais uns anos. Ele tá aki enfeitamdo a estante até eu achar um substituto. Adoro gravar meus programas, documentarios, séries no HD da Tv por assimatura e depois gravarcem Dvds os que mais me interessam. Porem, com o dinossauro Samsung nao tem sido possivel. No mercado nacional nao achei nem um modelo a venda (nonos, pq nao gosto muito de comprar este tipo de equipamento usado), mas achei no Paraguay estes dois abaixo. Alguem poderia-analisar e me informar se sao bons , se sao adequados para o nosso sistema de tv e se com ele é possivel assistir em todos os formatos e reproduzir dvds dectodas as regioes? Desde já agradeco. Daila

    http://www.pioneerinter.com/br/produtos/linha-residencial-player-tocadores-dvd-player/77912-toshiba-dvd-dr430-gravador-de-dvd-de-mesa

    http://www.pioneerinter.com/br/produtos/linha-residencial-player-tocadores-dvd-player/78913-lg-home-dvd-dr389-gravador-de-mesa-cus

  2. Lenita Claro (1 ano atrás)

    Tenho um gravador e reprodutor de DVD excelente da Philips, mas mudei minha TV a cabo para GVT TV e tive a surpresa de verificar que não é possível fazer a conexão com o aparelho para gravar programas de TV. Eu fazia isso com a TVA. Alguém sabe se isso é geral agora nas TVs por assinatura? Obrigada

  3. Claudio (1 ano atrás)

    Eu tenho esse LG HOME DVD DR389 GRAVADOR DE MESA C/USB e está ligado na minha Claro Tv. Será que falta conexão no seu gravador?
    Pena que a entrada do gravador da LG é VGA, que tem pouca qualidade.
    O que tem ocorrido hoje é que as operadoras estão disponibilizando receptores somente com hdmi e alguns ainda vem com uma segunda opção de conexão.

  4. marco aurelio de souza (1 ano atrás)

    Tenho um gravador lg dr175b, usei mais ou menos 1ano, daí começaram os problemas: nao consegue ler nenhum formato de dvd,cd, ou outra coisa parecida, muito menos gravar. A assistencia tecnica disse que nao tem soluçao pois a peça que quebrou é importada. Tinha muita confiança na marca lg , hoje nao compro mais nada deles, inclusive falo por aí para as pessoas para comprarem outra marca de eletroeletronico pois a lg me decepcionou.

  5. Claudio Pereira (1 ano atrás)

    Infelizmente os receptores de TV por assinatura atuais não suportam este tipo de conexão. Existem alguns fabricantes de televisores que ainda colocam saídas de áudio e vídeo (analógicas) em seus aparelhos, proporcionando a nós, possuidores de antigos gravadores de dvd, guardar alguns instantes capturados da programação cada vez mais medíocre, infelizmente. São eles : H-Buster, CCE e PHILCO.

  6. george lima (1 ano atrás)

    Prezado
    Tenho já ha alguns anos um da marca G… como já não fabricam mais, tambem não dão assistencia tecnica. Gostaria que alguem , se soubesse, aqui no Rio de Janeiro,e informasse uma assitencia tecnica especialista no asssunto para poder(mos) quando necessario , conserta-los. obrigado

  7. Daniel (1 ano atrás)

    Estou achando um horror, pois o vídeo-cassete parece que já foi extinto, aí lançaram esses gravadores de DVD que mal duraram 5 anos e hoje nem existe mais, como faço pra gravar meus programas prediletos da TV se não tem nenhum aparelho que grave, cadê os blue-ray que chegariam ao Brasil pra substituir o gravador de DVD com qualidade bem superior? Onde encontro gravadores de DVD da LG pra vender?

  8. JULIO CICERO BOTELHO (1 ano atrás)

    Só pra engrossar o coro: CADÊ OS GRAVADORES DE DVD PARA TV?
    SUMIRAM POR QUE?

  9. ninon rose (1 ano atrás)

    Senhor,
    bom dia!!
    li seu comentário sobre os Gravadores de DVD. Minha m~e tem 80 anos e gosta muito de gravar os programas que passam mais tarde para assisti-los durante o dia.
    Ela tem NET digital que grava, mas, na verdade o que ela usa e gosta é de utilizar o gravador de DVD e usar CD , escrever em resumo ela gosta da necessidade de alguem pedir a ela, a senhora viu tal programa ou dispõe para emprestimo, ah, isso é com ela. De um tempo pra cá começou a espelir as fitas ou não gravar mais o aparelho. Será que junto a NET ele tem alguma incompatibilidade na hora de gravar.
    Será que existe ainda para vender um aparelho novo, ou estamos procedendo inequivocadamente.
    Poderia nos ajudar.
    Muito grata.
    Ninon Rose
    61 81755456

  10. Gelson de Oliveira (1 ano atrás)

    Meu aparelho é da marca LG.Gravava com este todos os programas de TV,pois minha TV é da marca Sony,sem proplema.Entretanto o mesmo deu defeito e não consegui peças para substituir e assim fiquei sem gravado de programas de TV.Existem ofertas de gravadores de TV, masa sempre usados que não aconselho ninguém a comprar.

  11. Dimitrius (1 ano atrás)

    Olá. Eu tinha um gravador Samsung DVDR150, que eu adquiri em 2006 ou 2007. No ano passado ele começou a travar. Não aparecia imagem e nem abria a tampa para midia. Levava até 1 hora para destravar. Em, no máximo, 24 horas, travava novamente. Este ano, estava cada vez mais raro para ele destravar. Levei-o na assistência autorizada da Samsung. Me disseram que era problema na placa mãe, entre outras coisas. Disseram que não poderiam consertar pois a Samsung não fabricava mais as tais peças e que eles não poderiam colocar peças compatíveis. Levei o DVD em um eletrônico, amigo do meu pai. Ele me falou que só a Samsung poderia ter tais peças. Ou seja, não tenho mais o gravador. Voltei ao video-cassete. Hoje em dia não significa nada comprar por causa da marca. E uma galera gasta um dinheirão comprando Galaxy S3 ou S4.

  12. Dimitrius (1 ano atrás)

    Olá Paulo. O meu aparelho era diferente do teu, mas eu consegui recuperar o que gravei nas midias não finalizadas, utilizando o software Isobuster. Com ele você extrai os arquivos. Os arquivos de videos são os maiores. Você renomeia os arquivos para .vob e grava em outra midia utilizando um programa tipo o NERO.

  13. edilberto (1 ano atrás)

    oi pessoal, tenho um dvd r150sansung que grava perfeitamente inclusive de tv por assinatura. não há qualquer restrição. logo logo precisarei vender. (85)88676766

  14. Denize (1 ano atrás)

    Não é questão de marca, tudo está programado pra gravar X vezes ou abrir a gaveta Y vezes. É abominável, mas os aparelhos são fabricados para serem substituídos e não consertados. Tudo faz parte da OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: os aparelhos foram concebidos pra se tornarem obsoletos com pouco tempo de uso, criando necessidades que não tínhamos antes. Isso quando não pifa logo que a garantia expira.
    Estou no segundo gravador HD-DVD LG e com pouco mais de um ano de uso já está apresentando o mesmo defeito do meu anterior: só grava em HD, não grava mais em DVD.

  15. Adriano Merz (11 mêss atrás)

    O primeiro gravador de DVD que tive foi um Lennox modelo DR-420 foi o que me deu uma péssima impressão desse tipo de aparelho, pois desde que comecei a usar, quando usava DVD regravável, logo inutilizava o DVD aranhando ele !
    Depois comprei o modelo mais avançado da Philips com HD de 160 GB, 3455h que não vinha numa caixa tão bonita como o da Lennox, mas cumpria oque o que o anterior era muito ruim, pois então eu entendi que apenas os com HD você consegue fazer uma gravação primeiro no HD, e depois se a mídia usada(DVD)
    estiver com problema poder fazer outra, sem perder oque você ficou horas gravando, além de tirar fora as propagandas, oque é só da transferindo o conteúdo do DVD pro computador, se o gravador não tem HD !
    Agora surgiu no mercado um aparelho muito menor e mais leve que os gravadores de DVD que esta prometendo preencher a lacuna deixada pelo sumiço destes aparelhos ! !Trata-se de um aparelho chamado Avermedia EZ Recorder importado, que esta sendo vendido por cada
    vez mais pessoas no site do Mercado Livre !
    Ele grava num HD de notebock que você coloca embaixo, ou num pendrive ou ainda HD externo, com uma imagem tão boa como os gravadores de mesa da geração anterior ! Para transferir para um DVD, você leva o conteúdo para o computador e grava com o Nero por exemplo !
    O defeito dele esta apenas em usar conexões videocomponente e terem deixado de lado as conexões videocomposto (cabos amarelo, branco e vermelho ) ainda populares nos receptores de parabólicas convencionais usados no Brasil !

  16. Paula (11 mêss atrás)

    Tenho um Lenoxx DR-420 que é uma tristeza! Foi uma bagatela nas Lojas Americanas em Brasília na época (algo em torno de uns 160,00, e tem uns 4 ou 5 anos que o comprei). Ele já deu problema no começo e foi para assistência técnica na época e só grava em dvds RW. Deixei ele desligado nos últimos 2 anos por falta de paciência (era só assistir a um filme q ele esquentava e travava) e tornei a ligá-lo recentemente. Resultado: o controle estragou (as pilhas estouraram dentro dele e ele não funciona mais), mas mesmo assim, eu ainda consigo mexer nos botões q têm no corpo dele. Ele até gravou uns filmes que eu queria (depois de procurar exaustivamente como conectava ele no aparelho da Net e na minha TV tubo de tela plana…), mas agora ele não grava mais nada, não reconhece os dvds virgens, ejeta-os e sempre tenho q gravar alguma coisa no dvd no computador para o disco ficar lá dentro. Daí quando vou gravar da tv, ele se engasga todo na imagem e simplesmente desliga, não gravando nada!! Que opção temos para gravar coisas da TV, se o vídeo-cassete virou peça de museu (e eu só deixei de usar o meu pq ele pifou umas 2 vezes depois de ir para a assistência e aí eu desisti dele) e as porcarias dos aparelhos gravadores de DVD são descartáveis e já não existem mais?? Depois, quando o povo recorre à pirataria, reclamam… Ainda vou achar um jeito de conectar o computador na TV para gravar a programação dela (não sei como ainda não existe isso!!! Ou, se existe, eu ainda não conheço!)!

  17. Paulo - Curitiba (10 mêss atrás)

    Olá Adriano,
    Tenho o mesmo problema que o seu. Estou com um DVDR da Philips inoperante porque não lê nenhum DVD.. A Philips e a assistência técnica em Curitiba não resolveram, pois estão preocupados em me vender outro produto. Por favor, pode me passar o telefone de contato do técnico que consertou seu aparelho?
    Muito obrigado,
    Abs,
    Paulo Becker

  18. ELIZABETH (9 mêss atrás)

    Infelizmente, sumiram mesmo !

    Já tive vários quando ainda era no tempo de fita-cassete. Como sempre trabalhei manhã, tarde e noite (professora !) queria porque queria ver meus programas favoritos e então, programava e assistia aos sábados e domingos …
    Hoje, tenho um LG que só falta falar ! Grava em HDD com memória interna e em DVD ou CD. Reproduz, tb.

    Mas, “morro de medo” se der pane … Onde irei conseguir outro ? rsrs

    Mesmo aposentada, ainda mantenho o hábito de programar e gravar minhas novelas, programa, etc …Depois, só assisto ao que me interessa …

    Esse, já comprei pela internet, não achando em loja nenhuma !

    Também tenho uma TV (Time Machine) que grava mas parece que está em extinção, também …

    Caso tenha alguma novidade, não se esqueça de mim ! AGRADEÇO !

    Boa semana !

  19. Roberto Camargo (9 mêss atrás)

    Colegas, tenho buscado um gravador de DVD de mesa e também constatei que eles sumiram do Brasil. Não se encontra mais em lojas. Alguns colegas comentaram sobre a obsolescência programada, com o que concordo plenamente, e adicionaria ainda, correndo o risco de parecer adepto da “teoria da conspiração”, que os fabricantes de equipamentos pararam de produzir pois estão alinhados muito mais com os interesses de companhias produtoras de conteúdo midiático (warner, universal, paramount, sony pictures, etc.) do que com os interesses dos consumidores.
    As empresas de TV a cabo gostam de oferecer a possibilidade de gravar programas como um serviço adicional, e o fazem armazenando não em uma mídia do cliente (HD ou DVD) mas em uma memória temporária deles mesmos.
    O que era antes tão simples de fazer com o bom e velho VIDEO CASSETE virou uma complicação de formatos de arquivo de vídeo, entradas diferentes, hdmi, etc., não porque não haja habilidade técnica para simplificar as coisas, mas porque é do interesse de fabricantes de aparelhos e de conteúdo midiático que nós não possamos simplesmente gravar os programas e filmes, para que precisemos comprá-los depois. Abraços,
    Roberto Camargo Leite Moreira

  20. Dimika (9 mêss atrás)

    Lenita Claro.

    Também mudei para GVT. Antes era SKY. Tenho um gravador/reprodutor GRADIENTE há 9 anos. Nunca apresentou problema. Nunca. Olha que eu uso ele direto. Mesmo conectado na GVT consigo gravar tudo numa boa. O problema é só em relação à qualidade da imagem, pois a GVT é em HD. Na época da Sky, o sinal era analógico e a imagem era muito boa. Agora que o meu está velhinho mas ainda com um “corpinho de 18″, queria um outro só pra garantir.

Comentários

Get Adobe Flash player