Plasma dura mais de 42 anos, diz Panasonic

Por | 19 de August de 2008 | 19 comentarios | Televisores

Por Daniel Serrano

A Panasonic vem afirmando, efusivamente, que toda a sua linha de televisores 1080p, Viera, é dotada de um display de plasma que dura até 100 mil horas antes de se desgastar a ponto de oferecer metade do seu brilho original.

A afirmação é baseada na média diária que um espectador fica na frente da TV nos Estados Unidos: 6,5 horas. Com essa base, os televisores funcionariam durante 42 anos antes de chegar à metade de seu brilho.

Apesar de muitas informações em contrário, a empresa vem insistindo na alta durabilidade dos plasmas e afirma que há muita falta de informação no que concerne a durabilidade dos displays, por se tratar de uma nova tecnologia.

Essa discussão me parece inútil quando, na média, o período de uso de um televisor por uma família não passa de 8 anos antes de adquirir outro. Mas é muito tranqüilizante saber que se eu comprar um televisor de plasma, hoje, em 2050 ele ainda estará funcionando. Qual a sua opinião a respeito?

19 Comentários

  1. josias (5 anos atrás)

    Propaganda… você "compra" uma ideia dificil de acontecer (42 anos usando a mesma tv) e teoricamente pagaria mais caro por isso mesmo trocando ela por outra nova em 10 ou 20 anos… segurança contra o desgaste em relação as outras ?… talvez. O medo de perder a qualidade mais cedo fala mais alto para alguns. Vale a pena dizer que as tvs a laser estão chegando, e pelo jeito, mais duraveis e imagem melhor do que plasma e lcd… é esperar pra ver.

  2. Gustavo (5 anos atrás)

    Mentira deslavada toda Tv de Plasma no primeiro ano perde 30% do seu contraste não tem como evitar,por mais que a empresa insista em desmitir.
    Recomendo LCd é a melhor para se jogar no PC menor consumo de energia chega a ser 50% mais econômico, resolução maior por um preço menor,sem perda de contraste com passar do tempo,melhor para ajustar sua imagem e resolução e sem Burn In ele existe ainda,deixe a imagem parada como acontece em jogos por 10 minutos vc vai ver o que acontece com sua TV de Plasma nas laterais.
    Ufa! chega
    Acho que já mostrei a diferença entre as duas Plasma é uma tecnologia ultrapassada que só sobrevive em telas de 50" para cima por causa do preço.
    Portanto esqueçam Plasma não presta somente pessoas ingênuas e sem conhecimento técnico compram essa Bomba relógio pronta para expldir como Positivo,Ledership,Goldeship,CCE,Britãnia,Xbox360 e sua 3 luzes da morte conhecidas como 3RLS e etc…
    Que bom estava passando por aqui para alertar pessoas a não comprarem produtos "Pseudo" bons.

  3. Andrey (5 anos atrás)

    Nunca ouvi tanta besteira sobre televisores de plasma no comentário do Gustavo. Burn-in é lenda..o máximo q acontece são retenções temporárias, além disso o consumo de um televisor de Plasma e de LCD é o mesmo. Enfim o que sempre digo é para se informarem e deixarem essas lendas de lado.

  4. Edemundo José (5 anos atrás)

    A julgar pelo gênio acima, Os americanos são todos idiota; Lá as Plasmas lideram com folga.

  5. nikolas (5 anos atrás)

    Nossa, o amigo ai de cima viajou na maionese, por alguns motivos.
    Ao invés de comentar sobre o artigo divulgado, ele simplismente tentou defender o seu ponto de vista totalmente antiquado sobre as televisoes LCD encima das de Plasma.

    E ele mente em alguns pontos também :
    - Falar que a LCD é mais barata do que a Plamas ? Me diz onde voce encontra uma LCD de 42" por 2.300 ( comprei a minha Panasonic Viera por este preço )
    - Falar que as Plasmas possuem efeito Burn In ? Isso acontecia ha muito tempo atraz, hoje é história, e qualquer um que se preza a fazer uma busca no google antes de sair para comprar sua tv descobre isso.

    Quando voce vier comentar, se atenha ao fato de nao passar informações erroneas para as pessoas que estiverem lendo.

    Um post considerado "flame-war" como o seu deveria ser deletado de um blog de tamanho cunho.

    Grato ao moderador pelo espaço cedido.

  6. Ivan (5 anos atrás)

    Panasonic e LG estão trabalhando duro para tirar da mente dos consumidores toda a ilusão que a "grande mídia" inseriu sobre a diferença de LCD e Plasma.

    Testes realizados pelo grupo da revista norte-americana Home Theater Magazine comprovam que a Plasma é a melhor opção, tanto para fontes de alta definição(PC, TV Digital, Videogames atuais, BluRay), quanto para resoluções baixas(DVD, TV).

    Nos testes realizados, foi comprovado que TVs chamadas "FullHD" que possuem resolução máxima de 1080p(linhas horizontais) na tecnologia LCD, por algum motivo não explicado ainda, perdem linhas de resolução de 25% até 65% dependendo do modelo. Passando assim, de 1080 até 630 linhas ou menos com imagens em movimento. Pelo fato de estar em movimento, não se percebe muito.

    Esse tipo de problema acontece também nas plasmas, mas só que é bem menor a perda, que seria de 8 a 20%.

    Considerando então, TV LCD FullHD de 1080p não significa que sempre vai mostrar sua resolução alta.

    Mas vou deixar aqui alguns comparativos:

    Contraste:

    -10.000:1 (LCD)

    -1.000.000:1(Plasma)

    tons de cinza entre o branco e o preto, aplicável nas outras cores também

    Brilho:

    -500 cd/M²* (LCD)

    -1.500 cd/M²* (Plasma)

    *candelas/Metro quadrado

    Tempo de resposta:

    -5ms (LCD)

    -0,001ms (Plasma)

    milisegundos levados para um pixel acender e apagar

    quanto maior o tempo de resposta, pior para imagens rápidas com constante movimentação, causando efeito chamado ghosting(uma sombra seguindo o objeto em movimento.

    Cores:

    -16 milhões (LCD)

    -280 Trilhões (Plasma)

    Ângulo de visão

    -120° (LCD)

    -175° (Plasma)

    Vida Útil:

    -60.000 Horas (LCD)

    -100.000 Horas (Plasma)

    Esses comparativos dipensam comentários.

    Recentemente a LG começou a veicular na midia uma campanha para as pessoas "desinformadas" sobre as diferenças de LCD e Plasma. Onde, também lançou um site com informações
    http://www.lorotas.com.br
    vale a pena conferir

  7. Gustavo (5 anos atrás)

    Vamos lá Espertoman faço um desafio a você compre Essa Tv jogue duas horas de GTA4 como aconteceu com meu colega que tinha uma Tv de Plasma dessa mesma marca desse ano,a qual propaga aos 7 ventos que Burn In não existe mais e as laterais queimaram e no lugar ele colocou mais um pouco de dinheiro e comprou LCd.
    Portanto vá atrás somente em informações teóricas dadas por essas empresas, meus conhecimentos provem de sites especializados em testes dos EUA e Europa e de ter visto acontecer na prática o problema portanto pesquise direito antes de falar besteira.

  8. Gustavo (5 anos atrás)

    Ivam vc parece ser mais coerente portanto minha resposta será tecnica ao contrário da anterior ao senhor Nikolas "Pseudo" moderador.

    A LG já lançou recentemente Nova TV LCD da Lg é a primeira com 1.000.000:1 de contraste

    Um dos novos modelos de TV da LG, apresentados em Nova York na semana passada, com tela de 47 polegadas, utiliza 1.536 LEDs brancos divididos em 128 blocos, cada um com 12 LEDS. A tecnologia de LED (Light-Emittind Diode) é apontada pelos especialistas como nova tendência dos TVs LCD para melhorar a taxa de contraste, a saturação de cores e reduzir o consumo de energia.

    O modelo 47LG90, que faz parte da nova linha da empresa, trabalha com resolução 1080p e tem processamento TrueMotion de 120Hz, permitindo ganhos na reprodução de imagens rápidas. Os LEDs atuam substituindo a luz de fundo do painel LCD convencional. Como o LED pode ser apagado totalmente, ao contrário da luz de fundo, se acredita que a tecnologia vai multiplicar os índices de contraste obtidos pelos displays atuais. A LG afirma que essa tecnologia pode produzir imagens com contraste em torno de 1.000.000:1, ao invés dos 10.000:1 atuais.

    Imagem da Tv
    http://revistahometheater.uol.com.br/site/img/upl

    O novo TV apresenta outras inovações, como três entradas HDMI v1.3, alto-falantes invisíveis e porta USB para entrada de arquivos de música. Deve estar à venda nos Estados Unidos em setembro, ao preço sugerido de US$ 3.599.

    FONTE: CePro

    Portanto a Tv de Plasma como disse está um passo da extinção é só questão de tempo

  9. Gustavo (5 anos atrás)

    É lamentável os mitos que divulgam por ai a respeito das TVs de plasma. A maioria das pessoas compram o que ouvem por ai. Se pesquisassem direito saberiam que a Plasma tem uma durabilidade muito maior do que as CRTs que sempre usamos. Então porquê se preocupar com isso?

    As plasmas tem contraste e cor muito superiores as LCDs.

    As plasmas possuem a cor preta, enquanto as LCDs soh atingem o cinza escuro.

    Para quem quiser ver um debate entre Plasma e LCD:
    http://www.soundandvisionmag.com/features/2585/pl

  10. Ivan (5 anos atrás)

    Meu comentário tem como base um teste feito pelo pessoal do site http://www.hometheatermag.com
    Quem gosta de novidades em audio e video, com certeza conhece o site e a "revista" que é considerada uma das mais respeitadas na área.

    Sobre o amigo que disse sobre o GTA4. Simplesmente existe uma explicação. Isso não é "BURN-IN". Chama-se "Retenção Momentânea". Em poucos minutos a Tv volta ao normal.

    Pode ter certeza que o amigo dele não teve paciencia para esperar a retenção.

    Estou falando de uma tecnologia recente e que está cada vez mais com um valor acessível à grande massa.

    Para o futuro, temos as TVs Laser e oLed. LCD é uma tecnologia interessante, bem aplicada para imagens estáticas.

  11. Rogério Morae (5 anos atrás)

    Ou seja ambas tem vantagens e desvantagens, escolha modelos que lhe agrade de ambas e veja pessoalmente na loja com as mesmas fontes qual lhe agradar mais.

    no futuro as 2 tecnologias serão extintas quase que ao mesmo tempo com a OLED dominando o mercado e brigando com as ts a laser.

  12. Nikolas (5 anos atrás)

    Amigão. Eu tenho uma Pana Viera de 42" ( plasma ) … jogo nela várias horas por dia, e principalmente jogos de tiro, que possuem aquelas bases fixas, com o Life, balas, e essas coisas.

    Dizem que este tipo de jogo são os que mais marcam a tv, porque as imagens ficam paradas por muito tempo, pois bem … na minha pana viera, bem como de inumeros amigos meus que possuem a mesma televisao NAO MARCA NADA.

    Experiencia propria.

  13. Tiago (5 anos atrás)

    Ainda ontém tive a jogar 4 horas e meia fifa na Playstation com os meus amigos no meu plasma e nem uma marca de retenção, quanto mais burn in. Plasmas Panasonic actualmente metem qualquer LCD a um canto. Se formos falar então dos plasma pioneer… ui ui é o topo dos topos. Hoje em dia rende mais comprar plasma, temos de ter alguns cuidados, mas nada de especial. E quanto à qualidade de imagem, podem ter a certeza que é muito melhor. Cores mais vivas e mais fluidez de imagem.

  14. Hodney (5 anos atrás)

    Gustavo diz:

    Mentira deslavada toda Tv de Plasma no primeiro ano perde 30% do seu contraste não tem como evitar,por mais que a empresa insista em desmitir.

    Recomendo LCd é a melhor para se jogar no PC menor consumo de energia chega a ser 50% mais econômico, resolução maior por um preço menor,sem perda de contraste com passar do tempo,melhor para ajustar sua imagem e resolução e sem Burn In ele existe ainda,deixe a imagem parada como acontece em jogos por 10 minutos vc vai ver o que acontece com sua TV de Plasma nas laterais.

    Ufa! chega

    Acho que já mostrei a diferença entre as duas Plasma é uma tecnologia ultrapassada que só sobrevive em telas de 50? para cima por causa do preço.

    Portanto esqueçam Plasma não presta somente pessoas ingênuas e sem conhecimento técnico compram essa Bomba relógio pronta para expldir como Positivo,Ledership,Goldeship,CCE,Britãnia,Xbox360 e sua 3 luzes da morte conhecidas como 3RLS e etc…

    Que bom estava passando por aqui para alertar pessoas a não comprarem produtos “Pseudo” bons.

    Sinceramente lendo um post desses fico pensando: será que um cara desses sonha em possuir uma plasma?

    Tenho um colega que tinha uma Philips LCD de 32 pol e com um ano de uso a durável e indestrutível TV de LCD queimou o backlight. Levado a oficina o serviço ficou orçado em R$ 2190,00, aí pergunto! Que idéia é essa que TV de LCD é a melhor? Olha os defeitos nas duas telas antes de detonar uma só tecnologia. A Plasma em questão de qualidade de imagem é incomparável frente a LCD. As LCDs sofrem de Blur, backlight blender, dead e stuck pixel e outros incontáveis defeitos. As Plasmas sofrem sim de burn-in nos modelos anteriores, hoje é retenção nas mais modernas que desaparecem com poucos minutos. Isso depende da maneira do usuário usar a TV.

    As duas tecnologias possuem suas vantagens e suas grandes desvantagens. Não se pode dizer que uma é melhor que outra.

    Para uso de computador, games mais antigos ambientes muito claros a LCD é melhor mas para filmes, jogos de video-game modernos, partidas de futebol e outros esportes a Plasma é melhor.

  15. jf (5 anos atrás)

    tenho 1 tv de plasma panasonic 42 , ela caiu e quebrou o display

    a propria panasonic diz q o display custa + caro q a tv nova

    como pode fabricar um aparelho, q sua peças custa + caro do q uma nova tv

  16. Mauricio (4 anos atrás)

    Na minha oficina eletrônica tem plasma de 7, 10 anos aparecendo a taxa de conserto delas é boa pois muitas peças são similares as tvs de tubo, enquanto que na LCD quase nada tem conserto, tem pintado aqui Sony, LG, Samsung todas LCD, com defeito no painel, isso é condenação certa pois não dá para consertar esse defeito uma vez que o circuito da "deflexão"- isso porque elas não tem deflexão mas sim um sistema de matriz" está no próprio vidro da tela, e são muito mais frágeis, fica complicado falar para um cliente fiel a 10,15 anos que nao posso consertar a novíssima LCD dele com 2 ou 3 anos de uso porque queimou o painel e é mais caro que o novo, ou a fábrica nao fornece o micro principal da placa mas sim a placa inteira… é osso isso! Quando dá o mesmo defeito na plasma conserto a placa buffer e fica tudo 100%

    Outra reclamação comum, é que o cliente pergunta como regular o foco da TV LCD pois fica sempre embaçado na sky digital então eu tenho que responder que não há como pois a tv de lcd só funciona bem com sinal full HD, e que para esses usos é melhor a tv de plasma, que mesmo também nao tendo como regular o foco, nao embaça, até mesmo com um dvd velho de guerra que ligo os televisores para testar a plasma fica ótima.

    As melhores tvs para quem não é rico e joga dinheiro fora, primeiro lugar é as de tubo, em segundo as de plasma. LCD só para ricos que jogam fora o dinheiro.

    Não esqueço a raiva que um cliente meu passou, ele tinha comprado uma PLASMA Panasonic 42PV70 por minha indicação, passaram dois anos ele foi comprar uma outra tv para o quarto, comprou numa promoção aquela LG Scarlet que o vendedor disse que era boa, que tinha um LCD "IPS" levou a TV para casa e nada da imagem ficar boa ele até me chamou para ver o que era, eu não tive coragem de dizer a ele que ele comprou uma bosta de aparelho, falei para ele que o desempenho daquela tv com o sinal digital comum da SKY era fraco, ele se arrependeu da compra. Como se todo castigo fosse pouco, começaram a aparecer dead pixels na tela da Scarlet como estava na garantia falei para ele levar na autorizada, foi enrolado 2 meses para chegar o painel LCD IPS da Coréia, aí ele recebeu a TV, passaram 5 meses depois a garantia já tinha acabado, ele me pediu socorro para tentar consertar a TV que apareceram linhas verticais na tela, não deu outra testei o painel e constatei que estava em curto, procurei o painel ele custava só para a oficina, r$2.000,00, quase o preço de uma TV nova. Indignado,o meu cliente pediu que eu retirasse as peças internas do aparelho e montasse o aparelho oco, pois ele quebraria a TV na frente da loja onde comprou. E assim foi feito ele quebrou a TV toda na frente da loja e nunca mais quer ver LCD na frente dele.

  17. nildes (4 anos atrás)

    boa noite

    tenho uma tv plasma panasonic TH42PWD8UK , caui e quebrou o display, alguem tem para vender , ou quer comprar a minha, esta toda novinha e funcionando so não tem imagem.

    aguardo nildesiran@hotmail.com

  18. Pedro (3 anos atrás)

    Não sei dizer so o apinel dura esse tempo todo mas a televisão como um todo eu garanto que não dura. Tenho duas Pana PY85 uma deu defeito com um ano e oito meses e a outra com 2 anos

  19. Antonio Passos (2 anos atrás)

    Deslavada mentira é dizer que uma TV perde 30% de seu contraste em 1 ano. Basta um mínimo de bom senso para ver que uma televisão assim simplesmente não existiria por inviabilidade técnica. A minha é LED mas estou querendo uma outra de Plasma porque tem imagem mais natural. Isto é reconhecido por um grande número de especialistas.

Comentários

Get Adobe Flash player